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Os 5 mitos que as empresas têm sobre gerenciamento de crise

 

Tomadores de decisão devem responder o quanto vale a imagem da sua empresa ao contratar uma agência

Ainda é fácil encontrar resistência entre os tomadores de decisão em adotar um plano para  gerenciamento de crise de imagem. Para facilitar esse processo, desmistificamos neste artigo os 5 mitos que as empresas têm sobre gerenciamento de crise. Vale lembrar que a Capital Informação é uma agência que oferece serviços de gestão de crises em seu portfolio de comunicação, com uma equipe de excelentes profissionais nesta área.

Pode ser a dança de cadeiras na diretoria de uma grande corporação ou uma investigação sobre uma microempresa. Uma virgula errada em uma declaração do porta-voz ou um comentário público nas redes sociais por uma startup. As situações descritas podem ocorrer a qualquer momento, independentemente do tamanho da empresa. Sem um plano B que blinde de forma enérgica a imagem institucional, todo o longo trabalho para conquistar a atenção da imprensa pode vir abaixo em questão de horas! Veja a seguir os 5 mitos que as empresas têm sobre gerenciamento de crise.

Mito 1: Custo muito alto

Apagar incêndios custa mais do que preveni-los. Se o plano de comunicação contempla, desde o início do envolvimento da sua empresa com a agência, um eventual gerenciamento de crise, a redução do investimento é significativa se comparada a uma urgência.

Mito 2: Pouco se usa

Pelo contrário, a agência não faz apenas o estanque da crise de imagem perante a mídia. Ela também pode realizar monitoramento nas redes sociais, moderação de comentários, grupos de discussão, tudo para posicionar a imagem antes, durante e depois de uma eventual crise. É um trabalho constante.

Mito 3: Difícil de medir resultado

O que a imprensa está falando? Como a opinião pública está reagindo? Todo resultado pode ser medido com algumas métricas pré-estabelecidas. Isso também significa que houve a entrega da solução por parte da agência, além da possibilidade de correção de desvios.

Mito 4: Pouco valorizado

Trata-se de uma questão subjetiva à experiência. Entretanto, a máxima continua valendo: só desdenha quem não pode pagar pelo serviço ou não o conhece. A experiência da Capital Informação com clientes que passaram a valorizar o gerenciamento de crise é significativa. Em todo o caso, não vale a pena pular no abstrato sem ter um paraquedas. Nesta era de internet, qualquer prestador de serviço está sujeito a crises de comunicação.

Mito 5: Minha empresa não precisa

Comentamos um pouco sobre isso no item 4. Basta pensar que sua empresa é uma vitrine: transparente e frágil à primeira pedra. Um datacenter pode passar por um incêndio. Um modem pode apresentar falhas de segurança. Como a sua empresa se posiciona? A Capital Informação possui guidelines específicos para cuidar da imagem da sua empresa de forma personalizada. Cada caso é um caso e temos uma forma especial de lhe atender. Fale conosco pelo site www.capitalinformacao.com.br .