Cinco motivos para participar de um media training

Saiba que benefícios você terá após ser treinado por profissionais de comunicação

Sua empresa de tecnologia acaba de contratar uma assessoria de comunicação para divulgar seus serviços no mercado brasileiro. Poucos conhecem seu nome e a marca precisa ser conhecida pelos clientes e parceiros. No entanto, você precisa se preparar para ser o porta-voz e falar para jornalistas sobre a chegada da empresa, expectativas, modelo de negócios, diferenciais e todas as informações necessárias para o mercado.

Mas você fala bem, está acostumado com plateias e apresentações. Então não precisa de um treinamento específico, certo? Não é bem assim. Ter segurança para falar ajuda muito, mas não é o suficiente para passar as informações via meios de comunicação. É preciso entender como funciona o jornalismo, quais as informações você deve fornecer, o que fazer para contornar assuntos que você não pode falar e ainda quais as mensagens a que a empresa espera ver publicadas na mídia.

media training é uma das estratégias de preparo mais importantes para os porta vozes das empresas, pois garante as mensagens-chave que sua organização quer ver publicada na imprensa, protege a reputação, alinha expectativas e evita desdobramentos desnecessários e negativos. Um bom porta voz sabe conduzir uma entrevista em momentos de sucesso e em momentos de crise, de tal forma que maximize os resultados positivos e diminua os negativos.

Ainda assim não se convenceu? Listamos aqui 5 motivos para você contratar um serviço especializado para atender às exigências da empresa.

Entender como funciona o jornalismo

Informação é uma das armas mais poderosas dos líderes, e quanto mais você souber sobre seu interlocutor melhor será seu relacionamento com ele. Se a imprensa é importante para sua empresa, é essencial conhecer seu funcionamento para saber o que esperar e como lidar com os jornalistas, pois como toda profissão, tem muitas particularidades importantes que vale a pena entender para uma relação bem-sucedida.

Ter segurança no discurso

Saber o que pode ser dito é essencial. Não pense que todas as informações que você dispõe podem ser divulgadas. É preciso entender a política de comunicação da empresa, principalmente as de capital aberto. Uma declaração de um dado confidencial pode trazer sérias consequências para os acionistas, levando até mesmo à queda das ações.

Melhorar a habilidade de falar em público

Um dos medos de quem precisa falar em público é não saber o que dizer e a dificuldade para lidar com perguntas intimidadores. Um bom preparo com conteúdo adequado ajuda nas entrevistas com jornalistas e ao mesmo tempo contribui com apresentações, palestras e qualquer outra exposição pública em nome da empresa.

Entender a linguagem não-verbal

Nem só de palavras vivem seus interlocutores. Os gestos, a postura, a forma de vestir e as expressões faciais revelam sentimentos verdadeiros ao mesmo tempo que apoiam as mensagens que você quer passar. De nada adianta falar que sua empresa está em crise se ao final da entrevista você oferece carona no seu Mercedez Benz. Também não convence dizer que os negócios vão bem se sua voz não passa empolgação e sua expressão é de derrota.

Defender a reputação da empresa em momentos de crise

Porta-vozes precisam se preparar para agir em situações desfavoráveis, e como fazer para evitá-las. Muitas crises começam com a comunicação, em função de declarações equivocadas à imprensa, ou pelo fato da empresa se negar a atender os jornalistas, por um funcionário mal treinado que dá informações a repórteres sem ter autorização ou mesmo conversas confidenciais por telefone ou colegas em locais públicos, como aeroportos, shoppings, cabeleireiros e até mesmo em táxis. Gerenciar situações críticas faz parte do papel do porta-voz.

A Capital Informação possui profissionais experientes para fazer o media training de sua empresa em diversos formatos, tanto teórico quanto prático, em diversos níveis. Lembre-se que a comunicação é uma responsabilidade de toda a empresa e vale a pena treinar toda sua equipe para evitar situações indesejadas.