Comunicação para eventos de TI e Telecom: como fazer?

Focar apenas em e-mail marketing para clientes impede as empresas de aproveitarem o real valor do investimento em um evento

Eventos são parte fundamental da estratégia de marketing de qualquer empresa de TI e Telecom. Seja um evento próprio ou de terceiros, trata-se de uma ferramenta imprescindível para geração de demanda, captura de leads qualificados e fechamento de negócios.

Porém, ao focar apenas em e-mail marketing para os clientes, as empresas desperdiçam todo o real valor do investimento. Nesse artigo, mostraremos como – e por que – a comunicação em eventos de TI e Telecom é o complemento necessário para sua estratégia. Vamos lá?

Expandindo o raio de atuação

Incluir ações de comunicação no plano de um evento pode ser vantajoso para empresas de todos os tipos e tamanhos. Para uma empresa de pequeno porte, essas ações serão essenciais para ir além dos clientes usuais, alcançando um público novo e ainda assim segmentado.

Já para as maiores, elas servirão para reforçar a imagem e autoridade da empresa, funcionando ainda como ferramenta de engajamento interno para colaboradores. Mas de quais ações estamos falando? Divido elas em relações públicas, redes sociais e vídeo.

Press release, “pautão” e suporte

relacionamento com a imprensa e demais stakeholders é hoje algo indispensável para empresas de TI e Telecom. Ter uma estratégia de comunicação assertiva, com porta-vozes treinados e bem assessorados pode ajudar a empresa a evitar crises e a se posicionar no mercado – e isso é ainda mais válido quando há um evento programado.

Especificamente para a imprensa, a comunicação pode ajudar a empresa a realmente marcar sua presença, divulgando um novo produto ou serviço com um press release. No caso de grandes eventos, é possível ainda participar do “pautão” – resumo das pautas organizado pela assessoria do evento que é enviado para a imprensa.

Além disso, muitas vezes as empresas são abordadas no próprio local por veículos de mídia, que podem se interessar por demonstrações no estande. Nesse caso, vale lembrar a vantagem de ter uma agência de comunicação especializada em TI e Telecom como parceira, oferecendo suporte antes, durante e depois do evento.

Posts patrocinados e ações on-offline

As ações nas redes sociais podem ter um destaque especial em eventos, ampliando o alcance da participação e garantindo o retorno do investimento. No caso de um evento próprio, por exemplo, é possível usar as redes da empresa para patrocinar posts segmentados com o link para a inscrição, aumentando o quórum de participantes.

Em grandes eventos, o perfil dos principais executivos pode ajudar a divulgar a participação da empresa, convidando profissionais de sua rede de contatos a visitarem o estande. De quebra, é possível ainda usar ações on-offline – do tipo “curta a página / post e ganhe um brinde” – aumentando o engajamento nas redes e no próprio local.

Produção de vídeo

Por fim, destacamos a importância do vídeo como ferramenta de comunicação durante eventos. Além de servir como registro da participação, os vídeos podem ilustrar demos de soluções e capturar depoimentos de clientes no estande, em pequenos “video cases” que poderão ser usados até mesmo depois do evento.

De qualquer forma, essas ações são apenas alguns exemplos do que empresas de TI e Telecom podem fazer para aproveitar todo o investimento em um evento. E aí, está precisando de ajuda com o seu evento?