O futuro do trabalho e a necessidade do profissional híbrido

Você está cansado de ser avisado que o mundo está mudando na velocidade da luz. Cada vez mais digitalizado, globalizado e com mudanças demográficas com impacto profundo e bem próximas de nossas culturas, sociedades e vidas. Sua relação com seus familiares está mudando, o que você consome já não é mais como era antes. Nem mesmo os seus sonhos estão seguindo esta mega tendência de transformação constante. Rupturas passaram a ser normais.

Estas mudanças estão permeando o mercado de trabalho por todo o mundo e obviamente também o Brasil. Novas formas de se trabalhar precisam ser absorvidas pelos colaboradores de muitas empresas que estão em constante transformação. Isso porque, provavelmente em pouco tempo já não operarão mais da maneira atual. Afinal, vivemos em um momento de interdependência global, integrações regionais e precisamos de cada vez mais cooperação.

O cenário profissional é definido atualmente pela baixa empregabilidade, altas exigências de qualificações em conjunto com poucas oportunidades de crescimento interno, mesmo em grandes corporações. Deste modo, há uma grande necessidade de reinvenção, mostrar-se, impor-se e ser diferente diante da grande multidão de desempregados, que cada dia que passa se torna mais qualificada.

A busca pelo profissional híbrido

Como atualizar-se não é mais uma vantagem, chegou a hora de se hibridizar. Qualificações de formação não são mais diferenciais e você precisará pensar em outras formas de se mostrar atrativo e diferente. Mas e agora? O que fazer? De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, estima-se que 14% dos empregos existentes poderiam desaparecer como resultado da automação nos próximos 15-20 anos, e outros 32% provavelmente mudarão radicalmente conforme as tarefas individuais forem automatizadas.

Em vista disso, é preciso buscar mais e uma maneira de fazer isso, é através do autoconhecimento. Pense como esta autoanálise pode te ajudar no trabalho. Identifique pontos fortes e melhorias necessárias, revisão de seu posicionamento atual e definição de objetivos a serem alcançados. Planeje novos caminhos para se percorrer, essa é hora.

Um bom começo é o domínio da área de sua formação, buscando mais conhecimento sempre em áreas correlatas ou ligadas ao desempenho da organização. O caminho da pós-graduação pode ser de grande ajuda. Pense, por exemplo, em um profissional híbrido com especialização em Gestão de Pessoas, certamente terá mais capacidade de entender colaboradores e clientes. Para grandes organizações de TI e Telecom, contratar parceiros especializados e experientes, como uma agência sólida de PR e assessoria de imprensa.

Diante destes cenários de grandes chances e desafios, a mensagem que precisa ser repassada é a de que o futuro do trabalho está em nossas mãos. Por isso, sinta o prazer em aproveitar o potencial da mudança digital e tecnológica sem precedentes.