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Algumas empresas estão tão focadas em apresentar produtos, serviços e a sua marca para os potenciais clientes que acabam esquecendo de se comunicar com uma fatia essencial dos seus stakeholders, os colaboradores.

Uma comunicação interna eficiente impacta diretamente no engajamento da equipe, refletindo no desempenho geral da empresa. Equipes altamente engajadas mostram rentabilidade 21% maior, segundo estudo do Gallup. Outro estudo feito pelo “The Engagement Institute” aponta que funcionários desengajados podem custar até U$ 550 bilhões por ano às empresas.

Apesar da comunicação interna não ser o único fator que pesa no engajamento dos colaboradores, ela pode ajudar bastante nesse quesito. Além disso, uma comunicação interna eficiente agrega outros benefícios, como a melhoria da produtividade, do clima organizacional, da valorização dos colaboradores, reduz problemas com retenção, entre outros.

Portanto, melhorar a comunicação interna deve ser uma prioridade na estratégia das organizações, tanto quanto a comunicação com os clientes e parceiros. Veja algumas dicas de como fazer isso acontecer de forma estruturada.

Faça um planejamento

Para a comunicação interna funcionar, o planejamento é essencial. É preciso definir estratégias, ferramentas a serem utilizadas, traçar metas e definir meios de mensuração de resultados. O planejamento da comunicação interna pode fazer parte do planejamento de comunicação geral, mas deve ter seu tratamento exclusivo.

Intranet

A intranet é uma excelente ferramenta para a comunicação interna em grandes empresas, mas ela deve ser a mais moderna possível, com recursos interativos, e sessões de interesses internos, que possam agregar no engajamento e proximidade dos colaboradores, fazendo com que eles tenham real interesse em acessar a plataforma.

Abrir esta ferramenta para clientes e parceiros também pode ser uma boa opção. Segundo pesquisa do McKinsey, uma comunicação e colaboração aprimoradas por meio de tecnologias sociais podem aumentar a produtividade dos funcionários de interação em 20 a 25%.

Incentive o diálogo

É preciso proporcionar uma cultura aberta e confiável, onde o colaborador tenha voz e possa não só receber, mas também dar o feedback. Também é possível criar algumas ferramentas de feedback para que o colaborador possa se sentir mais a vontade para fazê-lo, caso a cultura ainda não esteja tão forte dentro da empresa, mas incentivar o diálogo entre equipe e indivíduos é essencial para o crescimento da empresa.

Metas e objetivos transparentes

As metas e objetivos das equipes devem ser de conhecimento de todos e devem ser celebradas quando atingidas. Reservar um espaço para a comunicação destas metas e objetivos e valorizar os funcionários que conseguirem dar bons resultados é uma prática que deve ser incentivada entre os gestores.

A Comunicação é ampla e deve ser analisada em suas diversas formas. A comunicação interna feita de forma eficiente acaba refletindo na produção, no clima e até na comunicação externa. Colaboradores bem alinhados com o que a empresa deseja transmitir ao cliente, passam uma melhor imagem da empresa. Por isso, é essencial repensar a comunicação e dar espaço para uma estratégia que pense também na parte interna.


Isabelle Albuquerque

Isabelle Albuquerque

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e, atualmente, acadêmica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 8 anos com Comunicação Corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.