A chamada moda do futuro conta com grande presença da tecnologia, especialmente com relação às inovações têxteis. É graças à tecnologia que tivemos a criação de tecidos mais finos e macios e com vantagens que vão do conforto térmico até a proteção ultravioleta ou antiviral.
Esses avanços na área da moda trazem ao cliente novas experiências de compra, ajudando não só na confecção de produtos como roupas e acessórios, mas na interação das grifes com seus clientes e comunidade em geral. Também existem avanços que buscam facilitar o longo caminho em prol da moda e do consumo conscientes, focando em uma cadeia têxtil que preserva mais o meio ambiente.
Dessa forma, diversas startups e empresas começaram a ter interesse em apostar na tecnologia para trazer algo a mais ao mundo fashion, possibilitando novas ideias cheias de benefícios que vão muito além do que é considerado tendência no momento.
De roupas multifuncionais a experiências em realidade aumentada e tecnologias que facilitam o caminho em busca da moda e do consumo conscientes, foram diversas as mudanças vindas com a moda do futuro. Tais mudanças não atrapalham em nada as atuais tendências do mundo da moda.
E quais seriam essas inovações? Vamos conhecer algumas:
Couro biofabricado
Uma empresa norte-americana chamada Modern Meadow foi a responsável pela criação do primeiro couro biofabricado do mundo. O material recebeu o nome de Zoa e não é de origem animal como o couro normalmente é.
Seus benefícios são a existência de um couro mais sustentável e mais consistente que pode ser usado na indústria da moda, na indústria automotiva e na criação de móveis e a preservação da fauna mundial por evitar a morte dos animais que normalmente forneceriam o couro às indústrias.
Tênis inteligente
A grande empresa Nike lançou um tênis que se adapta automaticamente ao pé de quem o utiliza, um tênis inteligente.
O produto foi inspirado nos jogadores de basquete e consegue se comunicar com os celulares dos clientes por meio da função de bluetooth com o objetivo de detectar a tensão necessária aos pés e realizar ajustes automáticos nos cadarços do tênis, sempre buscando o maior conforto do usuário.
O principal foco do produto é a busca ao conforto, especialmente de atletas, já que ele foi criado como um tênis ideal para os jogadores de basquete.
Roupas com design em 3D/ Roupas rastreáveis
A grande marca Tommy Hilfiger anunciou recentemente que todos os processos dos designs de suas peças serão realizados em 3D.
Assim, a maioria das roupas da marca poderá se tornar totalmente digital até que sejam vendidas ou tenham que aparecer nas passarelas de desfiles.
A loja já havia inovado tecnologicamente antes, possuindo roupas, mais especificamente, um par de calça jeans, rastreáveis por meio de bluetooth e com um chip inteligente e tecnológico.
Quer saber mais sobre as tendências tecnológicas? Acompanhe a Capital Informação nas redes sociais!