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Data Marketing: Use os dados para promover o seu negócio

Estratégia, comunicação e tecnologia. Quando olhamos para grandes momentos da nossa história, como é o caso da segunda guerra mundial, percebemos que esses foram pontos decisivos. A informação privilegiada e a decodificação de dados do inimigo foram essenciais para montar a melhor estratégia e deter o avanço nazista pelo mundo. (Obrigada, Alan Turing!). Hoje em dia, esses três pilares fazem uso do Data Marketing na promoção dos negócios.

Afinal, na competição acirrada entre as empresas, sai na frente quem utiliza os recursos disponíveis para montar a melhor estratégia de mercado. E na era do big data esses recursos são infinitos, e o grande diferencial está em saber coletar os dados certos, transformá-los em informação relevante e saber utilizá-los da melhor maneira para expandir a sua marca e as vendas da sua empresa.

Até porque a utilização de big data na tomada de decisões já está estabelecida, mais de 40% das empresas utilizam a análise de dados e puderam comprovar sua eficiência com resultados de 8% de aumento no lucro e redução de 10% no custo, segundo o relatório Big Data Use Cases – Getting Real In Data Monetization, publicado pela BARC.

Outro dado que comprova a consolidação do uso de ferramentas de big data e analytics no mercado é o de gastos globais, que segundo a IDC chegarão a US$215,7 bilhões em 2021. Mas a questão é: você está analisando os dados certos para montar a melhor estratégia para sua empresa?

Estratégia

Um terço (31%) dos profissionais de marketing que participaram da pesquisa ‘The Marketer’s View of First-party Data’ publicada pela Invoca dizem enfrentar o desafio de ‘ter dados demais para analisar’, o que acaba levando ao cansaço mental e a falta de assertividade na tomada de decisões. Por isso, é fundamental estabelecer uma estratégia para coletar os dados certos e ir se adequando de acordo com os resultados obtidos em análises e campanhas teste.

A base de dados para a análise e composição da estratégia de marketing pode conter não só os dados online, a exemplo dos dados de acesso ao site e redes sociais, tráfego, interação do cliente via chat, como também os dados offline, como uma interação pessoal ou via telemarketing, por exemplo.

Comunicação

Uma análise de dados eficiente é a base para a criação do marketing de conteúdo. Com os dados sobre o perfil de consumo dos seus clientes é possível direcionar melhor a sua comunicação e planejar as campanhas entre as várias etapas do pipeline. A análise de dados permite identificar exatamente o que seu público considera relevante e interessante e te dá subsídio para uma comunicação mais assertiva.

Como podemos ver no infográfico ‘The Anatomy of Content Marketing’, o marketing de conteúdo consegue entregar 3 vezes mais leads do que os anúncios pagos de busca, além de ser 62% mais barato do que o marketing tradicional. O blog é uma ferramenta poderosa no marketing digital, levando em conta que websites com blog tendem a ter 434% a mais de páginas indexadas, além disso, 72% dos clientes de empresas B2B afirmam ter consumido o conteúdo do blog durante a sua jornada de compra.

Tecnologias para o Data Marketing

As ferramentas de análise de dados são fundamentais para a coleta de dados importantes que sirvam de base para uma estratégia de marketing excelente. Elas fornecem métricas e apontam a eficácia da sua estratégia, permitindo que os ajustes necessários sejam feitos ao longo das campanhas. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado com diferentes propósitos. Entre elas:

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que possui um amplo sistema de ferramentas para análise de marketing de conteúdo. Ele disponibiliza dados de acesso que permitem entender o comportamento dos usuários do seu site e aplicativo para avaliar melhor o desempenho da sua estratégia de marketing, conteúdo, produtos etc.

2. SimilarWeb

O SimilarWeb fornece padrões da indústria de tráfego e engajamento e diz a você onde seu site está entre eles. Essas informações são úteis para descobrir como o desempenho se compara à concorrência. Ele também permite visualizar informações referentes ao comportamento e interesse do usuário.

3. Semrush

O Semrush é uma plataforma de visibilidade online usada para rastreamento de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e ajuda a rastrear o desempenho de palavras-chave em seu conteúdo, bem como monitorar menções de marca em plataforma cruzada. Além disso, a ferramenta rastreia as classificações do Google e quais páginas da web recebem mais tráfego. Isso é útil porque descobrir o que leva os visitantes ao seu site permite que você ajuste o conteúdo que está apresentando de acordo.

4. Kissmetrics

A plataforma Kissmetrics permite que você identifique a jornada de um cliente em vários dispositivos, analise seu comportamento em seu site e analise as métricas de conversão, como a taxa de rejeição e tempo no site. Ela se diferencia das demais plataformas por entregar relatórios individuais dos usuários e bem específicos que concentra análises comportamentais para você aprender mais sobre como os clientes reagem e interagem com o seu conteúdo.

5. MixPanel

O Mixpanel é uma plataforma de serviços de análise de negócios. Ele rastreia as interações do usuário de aplicativos da web e móveis e fornece informações para direcionar a sua comunicação. Os dados coletados são usados para criar relatórios personalizados e medir o envolvimento e a retenção do usuário.

Ele mostra as tendências, a contagem, os usuários que utilizaram e em que ordem. Além disso, oferece funis e testes A/B para diferentes versões de seu aplicativo móvel. O MixPanel espera que você adicione os eventos que você precisa rastrear e focar.

Essas são só algumas das milhares de ferramentas disponíveis de análise de dados que podem dar suporte às tomadas de decisão do marketing. Se você precisa de ajuda para adequar suas estratégias de marketing, entre em contato conosco!

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Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.
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Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.

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