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Dicas de marketing digital para TI e Telecom

Com as grandes feiras e eventos cancelados pelo mundo e as restrições de contato físico, as empresas B2B (Business to Business) de TI e Telecom estão apostando mais no comércio eletrônico e em estratégias de marketing digital para conseguir manter a receita e ganhar novos clientes.

A participação das empresas B2B no e-commerce aumentou 62% no Brasil e a preferência pelo digital cresceu globalmente 2 vezes mais do que as interações de vendas tradicionais, segundo pesquisa da McKinsey divulgada no mês de maio.

A pesquisa revela ainda que 65% das empresas B2B acreditam que o modelo de vendas remoto é tão eficaz ou mais do que o anterior (acima de 60% no início de abril). Além disso, o crescimento de usuários conectados e o tempo gasto na rede aumentou, bem como o comportamento do usuário.

Com tanta gente conectada e e-commerce aquecido, a estratégia é investir no marketing digital para fortificar a marca, gerar leads, ganhar novos contratos e fortalecer o relacionamento com os clientes. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas que podem ser úteis nesse momento.

Conheça o seu público

Para que a comunicação seja feita de forma eficiente é preciso conhecer bem o seu público. Para isso você deve fazer uma análise aprofundada do perfil dos clientes para saber quais as características prevalecem; defina o gênero, faixa etária, profissão, grau de educação, gostos e preferências.  Com esses dados em mãos, você deve criar uma persona, ou seja, um cliente fictício, com dados bem definidos. Esta persona irá guiar o tom da sua comunicação no ambiente digital.

Conheça a dor do seu cliente

Uma parte essencial na criação da persona é a de conhecer a dor do cliente. Saber quais os objetivos dele, o que ele espera alcançar e quais as necessidades. Esse conhecimento é importante para todas as áreas do negócio, desde a fabricação de soluções, vendas e claro, o marketing digital. É conhecendo as dores e interesses do cliente que você irá desenvolver conteúdos que atraiam e que sejam úteis para o seu público.

Defina uma Estratégia

Depois de criar a persona e traçar os objetivos é hora de elaborar uma estratégia. Você deve definir a periodicidade do conteúdo e as redes que irá utilizar para alcançar o seu cliente em potencial. Para atrair os clientes ao seu site é interessante que você utilize a ferramenta do blog e faça conteúdos obedecendo as regras de SEO, assim ele terá mais chances de aparecer nos resultados de busca. A definição das redes irá depender do perfil da sua persona, mas em geral para o setor B2B o Linkedin e o Facebook são as redes mais utilizadas.

Crie conteúdos atrativos

As chances de você ser notado são maiores quando os conteúdos são criativos. Tente usar técnicas de storytelling para prender a atenção do seu público. Os conteúdos em storytelling geralmente contam a história a partir de um personagem que pode ser o dono da empresa, funcionários ou o cliente, a trama deve contar com introdução, conflito e a superação. Um exemplo premiado de Storytelling é o vídeo da HP chamado “The Wolf”, ele consegue abordar de forma interessante um assunto complicado que a segurança de impressoras. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=ZUP4ib5FzGs

Por fim, é preciso ter em mente que apesar de estarmos passando por uma situação única na história, o mercado digital é uma tendência que está sempre em crescimento, inclusive para o setor B2B. Por isso, é importante ter um olhar especial para a comunicação digital, criando estratégias para posicionar sua marca e atrair novos clientes.

Quer saber como deixar sua marca atrativa na internet? Entre em contato com a gente.

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Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.

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