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A humanização do Blog, o “queridinho” do Marketing Digital

*Adriana Athayde

Não é novidade para ninguém a importância que um Blog corporativo representa para uma marca ou empresa. Afinal, esse canal que surgiu há quase 20 anos como uma espécie de diário digital dando voz a desconhecidos na rede, evoluiu, incorporou novas funcionalidades, se profissionalizou e ganhou novos adeptos do mundo corporativo.  Hoje se tornou uma das principais ferramentas de Marketing Digital para atrair seu público e gerar negócios.

Essa notoriedade em grande parte conquistada pela simplicidade em seu formato e a facilidade da publicação com plataformas de baixo custo ou até disponíveis de graça na web como o WordPress e o Medium, não são os únicos fatores que alavancaram a fama desse canal digital. O baixo custo de investimento e o aproveitamento da infraestrutura já disponível, como um site, por exemplo, contribuíram para que o Blog consolidasse seu posicionamento de “queridinho” das empresas. Assim, arrebatando boa parte da verba de marketing disponível no mercado, tanto que algumas companhias já cientes das inúmeras vantagens dessa poderosa ferramenta investem valores consideráveis anualmente.

Benefícios de investir em um Blog

Hoje o desafio não é mais saber se sua empresa tem um Blog corporativo ou se faz bom uso dele, mas como ganhar relevância nesse universo tão competitivo para atrair a atenção e reter seus potenciais clientes?

Entre os inúmeros benefícios já amplamente difundidos que um Blog pode proporcionar para uma empresa está: a formação da liderança e credibilidade por meio da autoridade do assunto discutido; aprendizado por meio da atualização e acompanhamento próximo com o que acontece no seu mercado específico de atuação; relevância na busca orgânica do Google que alavanca a marca ou produto de forma gratuita. Desta forma, é possível produzir resultados permanentes de geração de tráfego para o site de forma gratuita entre outros fatores, sem dúvidas a interação com o público tem se tornado a peça-chave no sucesso da estratégia de negócios dos Blogs corporativos.

Interação gera Humanização

Pesquisas que investigam os hábitos de interação nas Redes Sociais apontam uma tendência sem volta na preferência do público. Isto é, as pessoas querem interagir com as marcas, não querem ser bombardeadas por anúncios sem propósito com seu perfil de consumo ou muito menos apenas institucional. A experiência do usuário tem se tornado a nova forma criativa de relacionamento com o cliente: é o processo de Humanização do Marketing Digital. O público precisa se identificar com a história da empresa, produto ou serviço. Uma estratégia online que não contemple esse novo formato de humanização das marcas está fadada ao fracasso.

E como adotar essa tendência? Veja que esse processo já vem acontecendo em alguns segmentos com mais intensidade. Um exemplo são os call centers. Essas centrais têm utilizado a inteligência artificial para deixar os robôs mais humanos. Mas isso é conversa para um outro post. Vamos voltar para a Humanização do relacionamento com os clientes. Uma das formas é personificar o discurso, ou seja, é necessário que o conteúdo do Blog cative o cliente pelo emocional, investindo em uma história que sensibilize as pessoas, porque quem irá consumir seus produtos ou adquirir seus serviços são pessoas reais e não marcas. Adotar uma linguagem simples, leve, bem-humorada é outra dica.

Produção de conteúdo interno

O fato é que não basta mais apenas incentivar uma conversa, receber opiniões, críticas e sugestões sobre a empresa, seus produtos e serviços, sem burocracias, isso é importante sim, mas também é preciso ir além, produzir conteúdos que possam apoiar as empresas no seu dia a dia. Essa estratégia gera empatia com a marca, produto e/ou serviço aumentando o interesse das pessoas em visitar o Blog de forma recorrente, facilitando o processo de venda. Mesmo que o cliente ainda não tenha atingido o nível de maturidade necessário para efetivar a compra de fato, mas ao estabelecer aos poucos uma confiança com o público-target, ele terá a sua marca em mente quando decidir o momento de comprar. Sem contar o fato de que a empresa passa a conhecer com mais detalhes o perfil de seus clientes e possíveis consumidores, o que contribui para a criação de conteúdos ainda mais apurados e desenvolvimento de novos produtos.

Se você já tem um Blog na sua empresa e ele não está alcançando a performance desejada, experimente mudar a abordagem. Conteúdos apenas institucionais há tempos deixaram de motivar o relacionamento com o público. Pense nisso!

Adriana Athayde

Adriana Athayde

Adriana Athayde é sócia-diretora da Capital Informação, jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Marketing.Possuo mais de 30 anos de experiência na área de Comunicação, 22 dos quais dedicados às atividades de Relações Públicas e Comunicação Empresarial para o mercado de TI e Telecom. Como jornalista atuei em rádio, jornal e revista onde construí relacionamentos duradouros que me levaram a ampliar a visão da Comunicação, com o objetivo de apoiar empresas a construir sua imagem junto à imprensa e formadores de opinião.
Adriana Athayde

Adriana Athayde

Adriana Athayde é sócia-diretora da Capital Informação, jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Marketing.Possuo mais de 30 anos de experiência na área de Comunicação, 22 dos quais dedicados às atividades de Relações Públicas e Comunicação Empresarial para o mercado de TI e Telecom. Como jornalista atuei em rádio, jornal e revista onde construí relacionamentos duradouros que me levaram a ampliar a visão da Comunicação, com o objetivo de apoiar empresas a construir sua imagem junto à imprensa e formadores de opinião.

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