Blog

Estratégia Digital: por que ter um blog em 2020?

Entenda como a produção de conteúdo pode alavancar o seu negócio por meio do blog

Você já deve ter ouvido falar em marketing digital, certo? E, com certeza, a produção de conteúdo já faz parte das estratégias adotadas pelo seu negócio. Na última década assistimos de camarote o crescimento das redes sociais e a entrada, às vezes lenta, das marcas em plataformas como Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter.

A presença nas redes sociais é de fato muito importante para manter a proximidade com os consumidores, personificar a marca e torná-la parte do dia a dia das pessoas, mas não é o suficiente para obter os resultados que você deseja na internet.

Aliado valioso para a geração de leads, o blog deve sim fazer parte da estratégia de marketing digital de qualquer negócio. Afinal, esse espaço virtual destinado a produção de conteúdo esconde uma ótima oportunidade de tornar o seu serviço ou produto uma referência na área de atuação.

Se você está se perguntando se as pessoas ainda acessam blogs em pleno 2020, saiba que sim! A primeira coisa que a maioria de nós faz quando tem alguma dúvida é abrir o Google e fazer uma pergunta. A resposta vem de onde? Isso mesmo, dos artigos escritos em blogs. Ou seja, criar conteúdo para blog também pode fazer da sua marca uma fonte de informação confiável e aumentar sua reputação digital.

Se, ainda assim, não te convenci…. Aqui vão três motivos para te fazer enxergar de vez o potencial dos blogs corporativos:

1- Aumento de tráfego para o site

À medida que sua equipe produz conteúdos para o blog, aumentam as chances de sua empresa ter páginas indexadas no Google e aparecer entre os primeiros resultados de busca sobre um determinado assunto. Quanto melhor o posicionamento, mais pessoas visitam seu site e descobrem seu produto.

2 – Aculturamento do público

Através dos textos produzidos é possível mostrar a importância do seu serviço para os consumidores e despertar neles a necessidade de compra. Além disso, é nesse mesmo espaço que as pessoas poderão tirar dúvidas e interagir com a empresa, o que também pode te dar a chance de falar sobre as vantagens e os diferenciais que seu negócio oferece.

3 – Otimização do processo de venda

O blog é a oportunidade perfeita para produzir conteúdo rico para os usuários de cada etapa do funil de vendas. Assim, os leitores são aos poucos inseridos no universo da marca e um relacionamento é construído. Com o passar do tempo, existirá um tema para cada etapa dessa jornada e ele será capaz de convencer o visitante do site a finalizar a compra.

Por onde começar o blog?

Antes de qualquer coisa é preciso saber quais são as personas do seu negócio, as principais dores do seu público e as soluções que você pode oferecer. Seus clientes e seu produto ou serviço serão as principais fontes de informação para a criação de conteúdo. Tenha em mente que os textos devem responder as dúvidas dos clientes de forma efetiva e recorra a especialistas nos assuntos abordados sempre que puder para reforçar sua autoridade em cada tema.

Em termos técnicos, é importante manter uma constância e apostar em estratégias e ferramentas de SEO para que seu público encontre o conteúdo de forma mais fácil. Lembre-se também de acrescentar links internos para outras páginas do seu site e, quando possível, realize parcerias com outros blogs para trazer ainda mais tráfego qualificado.

Viu só? O blog é mesmo fundamental para o sucesso do seu negócio! E essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a alcançar bons resultados. Para montar uma estratégia de digital completa que englobe todos os canais de comunicação, você pode contar com a nossa ajuda. Entre em contato com a nossa equipe!

Isabella Maltez

Isabella Maltez

Estudante de Jornalismo e Marketing Digital, leitora assídua dos sites El País, Refinery29, Hypeness e Jornal Nexo.Inglês Intermediário e Espanhol Básico.Aberta à experiências em diversas áreas da comunicação, uso de curiosidade e criatividade para planejar e produzir conteúdo otimizado e de qualidade para mídias sociais e sites.
Isabella Maltez

Isabella Maltez

Estudante de Jornalismo e Marketing Digital, leitora assídua dos sites El País, Refinery29, Hypeness e Jornal Nexo.Inglês Intermediário e Espanhol Básico.Aberta à experiências em diversas áreas da comunicação, uso de curiosidade e criatividade para planejar e produzir conteúdo otimizado e de qualidade para mídias sociais e sites.

Compartilhe nas redes