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Dicas de marketing digital para TI e Telecom

Com as grandes feiras e eventos cancelados pelo mundo e as restrições de contato físico, as empresas B2B (Business to Business) de TI e Telecom estão apostando mais no comércio eletrônico e em estratégias de marketing digital para conseguir manter a receita e ganhar novos clientes.

A participação das empresas B2B no e-commerce aumentou 62% no Brasil e a preferência pelo digital cresceu globalmente 2 vezes mais do que as interações de vendas tradicionais, segundo pesquisa da McKinsey divulgada no mês de maio.

A pesquisa revela ainda que 65% das empresas B2B acreditam que o modelo de vendas remoto é tão eficaz ou mais do que o anterior (acima de 60% no início de abril). Além disso, o crescimento de usuários conectados e o tempo gasto na rede aumentou, bem como o comportamento do usuário.

Com tanta gente conectada e e-commerce aquecido, a estratégia é investir no marketing digital para fortificar a marca, gerar leads, ganhar novos contratos e fortalecer o relacionamento com os clientes. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas que podem ser úteis nesse momento.

Conheça o seu público

Para que a comunicação seja feita de forma eficiente é preciso conhecer bem o seu público. Para isso você deve fazer uma análise aprofundada do perfil dos clientes para saber quais as características prevalecem; defina o gênero, faixa etária, profissão, grau de educação, gostos e preferências.  Com esses dados em mãos, você deve criar uma persona, ou seja, um cliente fictício, com dados bem definidos. Esta persona irá guiar o tom da sua comunicação no ambiente digital.

Conheça a dor do seu cliente

Uma parte essencial na criação da persona é a de conhecer a dor do cliente. Saber quais os objetivos dele, o que ele espera alcançar e quais as necessidades. Esse conhecimento é importante para todas as áreas do negócio, desde a fabricação de soluções, vendas e claro, o marketing digital. É conhecendo as dores e interesses do cliente que você irá desenvolver conteúdos que atraiam e que sejam úteis para o seu público.

Defina uma Estratégia

Depois de criar a persona e traçar os objetivos é hora de elaborar uma estratégia. Você deve definir a periodicidade do conteúdo e as redes que irá utilizar para alcançar o seu cliente em potencial. Para atrair os clientes ao seu site é interessante que você utilize a ferramenta do blog e faça conteúdos obedecendo as regras de SEO, assim ele terá mais chances de aparecer nos resultados de busca. A definição das redes irá depender do perfil da sua persona, mas em geral para o setor B2B o Linkedin e o Facebook são as redes mais utilizadas.

Crie conteúdos atrativos

As chances de você ser notado são maiores quando os conteúdos são criativos. Tente usar técnicas de storytelling para prender a atenção do seu público. Os conteúdos em storytelling geralmente contam a história a partir de um personagem que pode ser o dono da empresa, funcionários ou o cliente, a trama deve contar com introdução, conflito e a superação. Um exemplo premiado de Storytelling é o vídeo da HP chamado “The Wolf”, ele consegue abordar de forma interessante um assunto complicado que a segurança de impressoras. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=ZUP4ib5FzGs

Por fim, é preciso ter em mente que apesar de estarmos passando por uma situação única na história, o mercado digital é uma tendência que está sempre em crescimento, inclusive para o setor B2B. Por isso, é importante ter um olhar especial para a comunicação digital, criando estratégias para posicionar sua marca e atrair novos clientes.

Quer saber como deixar sua marca atrativa na internet? Entre em contato com a gente.

Isabelle Carvalho

Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.
Isabelle Carvalho

Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.

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