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Media Training: a importância de um bom treinamento

Estar na mídia não significa estar bem. Por isso, é cada vez mais importante que os executivos tenham em mente algumas normas e regras que ajudam a garantir uma boa desenvoltura em entrevistas. Algumas sugestões, por vezes bem simples, podem ajudar a causar um grande impacto na imagem de um executivo e de sua empresa.

Para ter noção de como se portar, o que falar, como falar e a importância de estar preparado para entrevistas, é comum e importante realizar um media training com os principais porta-vozes da companhia. Na última semana, nós, da Capital Informação, treinamos 25 executivos da Motorola Solutions.

Além de assistirem a uma palestra que ressaltou o perfil dos jornalistas e dos principais veículos da imprensa brasileira, os executivos receberam dicas valiosas que ajudam a evitar gafes e problemas de imagem. Claro, somos todos humanos e estamos sujeitos aos mais variados erros, por isso é importante estar bem treinado, alinhado com o discurso corporativo da companhia e ter em mente que nossas convicções pessoais e sobretudo nossos preconceitos devem ficar de lado quando estamos representando alguma corporação.

Confira algumas destas dicas:

1. Não diga nada “em off”: divulgue apenas as informações públicas da empresa, as que não afetam a estratégia e que não comprometem o negócio.
2. Domine o assunto: é importante conhecer em profundidade o tema a ser abordado. Se a reportagem não é sobre a sua área, melhor passar a oportunidade para um colega especialista.
3. Prepare-se para toda situação: tenha em mente que o jornalista pode perguntar sobre qualquer tipo de assunto, inclusive os desagradáveis. Por isso, é preciso saber como sair de algumas situações.
4. Cuidado com o que o seu corpo diz. A gente não percebe, mas o nosso corpo fala. É preciso prestar atenção para que algum gesto não diga o contrário do que falamos com a boca.
5. Educação é primordial. Alguns jornalistas tentam provocar o entrevistado para que, sob pressão, ele acabe falando algo que não deva. O melhor é manter a educação e cordialidade. Sempre!
6. Use frases curtas. Essa é uma dica muito importante para entrevistas em rádio ou TV. Não queremos que o discurso seja cortado pela metade, correto? Então seja o mais econômico possível e use frases curtas e certeiras.
7. Cuide de sua aparência. Não é preciosismo, acredite. Uma roupa muito chamativa, com muitos detalhes, cabelo mal penteado… podem parecer coisas demais, mas é importante ter em mente que estes itens podem acabar tirando atenção do principal, o seu discurso.
8. Treine: leia bastante sobre o tema e faça simulações com colegas. Tente falar sempre com o mesmo volume. Não berre!
9. Desligue o celular. É muito indelicado deixar o aparelho ligado e, pior, atender a alguma ligação durante uma entrevista.
10. Não seja vaidoso. Sempre que possível, compartilhe os méritos do seu sucesso e da sua empresa com os seus colegas de trabalho. Esse reconhecimento público é importante não apenas para reconhecer o trabalho da equipe, mas para passar a imagem de unidade da Companhia.
11. Evite ironias e sempre olhe no fundo dos olhos do repórter ou para a câmera.
12. Fale a verdade. Pode parecer um conselho bobo, mas a mentira, quando descoberta, pode acabar com a reputação de uma empresa.

*Texto produzido pela profissional de Imprensa Renata Victal

Capital Informação

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