A antiga área de TI, deu lugar a subdivisões de Aplicações, Infraestrutura, Segurança de Dados, Automação, Inteligência Artificial, entre outras.
A tecnologia sempre esteve presente em nosso dia a dia, desde o início dos tempos ela já estava entre nós. Desde a criação da roda há 3.500 a.c., passando pela idade média com os chineses criando a pólvora, seguido com a invenção do motor a vapor no século 18 e a chegada do homem na lua, em 1969. Tudo isso é inovação e é tecnologia.
Após a pandemia, com a migração para o ambiente digital, as empresas, em sua maioria, se tornaram organizações de tecnologia. Não tendo a tecnologia como diferencial competitivo, mas como base para sobrevivência e continuidade das operações – isso grande parte das organizações. Estamos vivenciando uma época em que o conjunto da atividade humana por meio da tecnologia tornou-se uma força de alcance planetário. Somos capazes de manejar átomos e criar microrganismos artificiais, indo além, assistindo a Inteligência Artificial a influenciar sensivelmente as decisões humanas.
A antiga área de Tecnologia da Informação, deu lugar a subdivisões de Aplicações, Infraestrutura, Segurança de Dados, Automação, Inteligência Artificial, entre outras. E os cargos e funções seguiram essas inovações e criaram nomenclaturas: vice-presidente de Aplicações; Chief Automation Officer; Chief AI Officer; etc. A área de Inteligência Artificial, por exemplo, ganhou autonomia e equipe própria, devido à ampla gama de problemas que as empresas estão tentando solucionar em relação à IA, Machine Learning e tecnologias cognitivas com o objetivo de apoiar diferentes níveis de atividades: desde ajudar a identificar e custear fraudes até melhorar processos de negócios e personalizar produtos e serviços que antes não eram possíveis.
Mas como área, a TI vai desaparecer?
Como área entendo que TI se transformou em Digital e ganhou novos contornos, propósitos e ainda mais responsabilidade. Ela segue avançando, sem fronteiras, e atualmente permeia todas as esferas da organização. Muito mais que um departamento, TI se transformou em inteligência – sendo de suma importância para a fluidez de uma empresa, desde a concepção de uma ideia, até a entrega de um produto.
E a nova área de Digital tem mais equipe de humanas do que de exatas?
Aparentemente sim, pois um profissional desta área tem que saber escrever, falar, se portar e principalmente entender o que o cliente quer. Perceber o que o cliente quer além do que foi dito, é uma das principais habilidades deste profissional. Quer algo mais humano que isso? É engraçado começar um texto falando de tecnologia e fechar o conteúdo tratando de seres humanos. Mas é isso…tecnologia foi criada por nós e tem a missão de tornar nossa vida menos miserável. Com a chegada da IA espero que consigamos – sem sofrer nenhum risco. Por enquanto, sigo apostando na colaboração homem-máquina.