Com ascensão das mídias digitais e a transformação da relação entre consumidores e marcas, o Marketing H2H ganhou destaque como uma solução para criar conexões autênticas. Em 2025, ele segue como uma forte tendência e demanda das empresas uma rápida adaptação para acompanhar o mercado. Veja mais sobre a abordagem e confira como ela pode elevar seus resultados.

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Se empresas são formadas por pessoas e negócios são feitos por pessoas, então, por que as estratégias de comunicação empresarial não seguem o mesmo princípio? Esse é o questionamento que o Marketing H2H (Human to Human) se propõe.
O conceito se consolidou quando o estrategista de marketing Bryan Kramer propôs que, independentemente de uma venda ser feita para uma empresa (B2B) ou para um consumidor final (B2C), todas as decisões de compra envolvem emoções e conexões humanas.
Essa transformação vem como resposta à digitalização do marketing e à saturação de conteúdos, que ocasionou no distanciamento entre as empresas e seus consumidores, deixando de lado o fator humano. Além disso, a ascensão de influenciadores, com conteúdos mais pessoais, e a busca por conexões demandaram das marcas a construção de relações.
Para se destacar hoje, muitas empresas estão desenvolvendo ações para criar relacionamentos sólidos com seus clientes, pautadas na confiança, na proximidade e na comunicação empática. Diferente das abordagens tradicionais focadas apenas em vendas, o marketing humanizado prioriza a experiência do cliente e o atendimento personalizado. Com isso, as organizações conseguem não só fidelizar os consumidores, mas também acelerar ciclos de venda e fortalecer a reputação.
Nesse cenário, sua empresa está apenas vendendo ou realmente construindo conexões genuínas com seu público?
Marketing H2H: como a humanização na comunicação empresarial pode impulsionar seus resultados
As organizações estão mudando suas prioridades, dando foco à oferta de uma comunicação empática e um atendimento personalizado. Dados da Zendesk apontam que 57% das empresas têm como prioridade melhorar a experiência do cliente. Além disso, 31% buscam construir relações de confiança.
O impacto dessa abordagem? Clientes mais satisfeitos, maior retenção e, consequentemente, mais negócios fechados. Além disso, as empresas também podem experimentar o fortalecimento da marca no mercado, bem como a geração espontânea de clientes promotores da marca, que compartilham suas boas experiências e influenciam novas decisões de compra.
Como o seu negócio pode aplicar o marketing H2H?
Implementar uma abordagem mais humanizada exige que as empresas vão além do discurso, transformando efetivamente seus relacionamentos. Isso envolve não apenas mudanças estratégicas externas, mas também um novo mindset organizacional.
Para auxiliar nesse processo, algumas práticas podem ajudar a transformar a comunicação empresarial:
- Atendimento personalizado: esse é um dos pilares do Marketing H2H e significa conhecer o cliente, entender suas dores e oferecer soluções adaptadas às suas necessidades específicas. Pequenos detalhes fazem a diferença na construção de uma relação de confiança.
- Simplificação da comunicação: a forma como sua empresa se comunica pode ser um facilitador ou uma barreira na conexão com o público. Adotar uma linguagem acessível e uma mensagem clara, simples e objetiva aproximam sua marca do cliente, reduzindo ruídos de interpretação.
- Seleção e preparo de porta-vozes: ter porta-vozes que representem a marca é uma estratégia poderosa para fortalecer a confiança, já que a definição de um “rosto” contribui para a humanização da empresa. No entanto, para isso, é importante selecionar e treinar corretamente os executivos, para que a mensagem seja transmitida de forma autêntica e alinhada. Além disso, o Thought Leadership – quando líderes se posicionam nas mídias com insights relevantes – também pode ajudar na maximização dos resultados.
- Uso de influenciadores: eles são uma das grandes tendências dos próximos anos e um recurso valioso para gerar conexões mais humanas. No B2B, profissionais respeitados no mercado podem atuar como embaixadores da marca, agregando valor e ampliando a relevância da empresa. Mais do que apenas visibilidade, esse tipo de parceria cria credibilidade e aproxima a organização do seu público de interesse.
- Pesquisa de satisfação e análise de mercado: compreender o que seu público deseja é essencial para ajustar a mensagem. Realizar pesquisa de satisfação e monitorar tendências de mercado ajudam a alinhar a estratégia de comunicação empresarial às reais expectativas dos clientes. Organizações que escutam ativamente seus consumidores conseguem ajustar suas abordagens de forma mais assertiva e conquistar vantagem competitiva.
- Agências especializadas: contar com uma consultoria personalizada e adaptada para o Marketing H2H pode ajudar a sua empresa a aplicar as técnicas de maneira objetiva, elevando os resultados e a geração de novos negócios.
De que forma o Marketing H2H impulsiona os resultados das empresas de TI e Telecom?
Principalmente no setor de tecnologia, onde a concorrência é intensa, adotar uma abordagem diferenciada não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as organizações que querem se destacar e construir relações duradouras. Ao adotar o marketing H2H, sua empresa de TI e Telecom pode experimentar:
- Fortalecimento da confiança: a credibilidade de uma solução é um fator decisivo no fechamento de negócios. Com uma comunicação humanizada, as empresas podem criar conexões, que permitem aproximar o público das ferramentas oferecidas e construir a confiança do mercado.
- Otimização da experiência do cliente: um dos princípios do H2H é o diálogo multilateral e o atendimento personalizado. Dessa forma, consumidores tem maior abertura com as marcas e, consequentemente, se sentem mais satisfeitos.
- Fechamento de negócios mais rápido: é muito mais fácil e prático comprar de empresas em quem confiamos. No mercado de TI e Telecom não é diferente, e o marketing H2H é a chave para acelerar esse processo.
- Escalabilidade de vendas: ao construir uma relação de confiança com os clientes, a empresa pode encontrar um caminho mais fluido para oferecer soluções correlatas e outros produtos, uma vez que o diálogo com o consumidor já está estabelecido, bem como a confiança nos processos.
A sua organização já aproveita esses benefícios? Na Capital Informação, ajudamos empresas a desenvolver estratégias humanizadas e eficazes para impulsionar os resultados. Quer saber como podemos transformar a sua abordagem? Entre em contato conosco e desenvolva um planejamento personalizado!