Tive acesso recente a um relatório digital interessante publicado pela We Are Social e Hootsuite: o Relatório de Visão Geral Global Digital. O estudo aponta algumas tendências de comportamento digital que nos permitem análises valiosas ao nosso ecossistema de comunicação corporativa.
O estudo mostra uma população global atual de 7,91 bilhões com previsão para atingir 8 bilhões no início de 2023. Desse total, a maioria (pouco mais de 67%) usa telefone celular e usuários de internet somam 4,95 bilhões de pessoas, com inclusão nos dez últimos anos de 2,18 bilhões de usuários. Já as redes sociais trazem 4,62 bilhões de usuários, representando 58,4% da população mundial, gerando um salto de 10% na adoção de redes sociais durante o ano passado, quando 424 milhões de pessoas passaram a usá-las, com destaque para forte crescimento de adeptos no YouTube, Instagram e TikTok.
Já em relação às redes favoritas, os dados da GWI, empresa global de direcionamento de público de marketing, revelam que o Instagram ultrapassou o Facebook e conquistou seu segundo lugar no ranking mundial de usuários. O WhatsApp também foi escolhida como plataforma social preferida pelas pessoas em idade de trabalho. O WeChat ocupa o quarto lugar em nível global, mas com usuários vindos da China continental e ficou em quinto lugar como mídia social favorita da China com 1,2 bilhão de usuários ativos. Embora o TikTok não apareça entre os preferidos, foi o aplicativo mais baixado no ano passado.
Em relação ao tempo gasto na internet, o relatório Internet Research da GWI mostra que usuário passa quase sete horas por dia usando internet, com cerca de 40% de sua vida acordada online. O estudo aponta que o mundo deverá gastar mais de 121 trilhões de horas online neste ano e os brasileiros trazem um perfil de uso de internet com mais de 10 horas por dia online. Em média 2 horas e 27 minutos por dia, as mídias sociais são responsáveis pela maior parte do nosso tempo de mídia conectado, com 35% do total.
Dados publicados pela Meta do terceiro trimestre de 2021 confirmam que o Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais usada no mundo, com 2,91 bilhões de usuários. No entanto, o YouTube cresceu sua audiência quase duas vezes mais rápido que a do Facebook, alcançando 2,56 bilhões de usuários ativos. Pelos números pouco mais antigos da Meta, o WhatsApp ocupa o terceiro lugar, com pelo menos 2 bilhões de usuários ativos por mês. Já o Instagram mostra o quarto lugar em nível global. O TikTok traz o sexto lugar na lista de usuários ativos e sua base de usuários quase dobrou entre dezembro de 2019 e setembro de 2021.
Esses dados nos permitem entender melhor o comportamento digital das pessoas e traçar estratégias de acordo com os públicos-alvo a serem atingidos. Mas ainda é uma pena constatar que atingimos a marca de pouco menos de 3 bilhões de pessoas desconectadas, que ainda não têm acesso à internet. Ou seja, a desigualdade ainda é grande e o globo ainda tem um longo caminho a ser percorrido rumo à equidade de acesso à informação e a serviços que deveriam ser básicos.