A inteligência artificial (IA) generativa é um dos maiores hypes dos últimos anos. E, pelo jeito, é algo que vem sendo cada vez mais naturalizado nas rotinas das pessoas, tanto em suas vidas pessoais, quanto em suas profissões. O “talento” da IA para a produção de conteúdo é algo a se salutar e, então, fica o questionamento: será o (triste) fim do mercado de trabalho para os produtores de conteúdo (como é o caso deste mero mortal jornalista que vos fala)?
Melhor um aliado do que um inimigo
Penso que lutar contra a tecnologia é bobagem. A tecnologia continuará evoluindo e, quando todo mundo pensa que ela não pode avançar, ela vai lá e passa por mais um obstáculo. Logo, ir contra este fluxo inevitável é pouco inteligente. A IA generativa não é mais um inimigo dos trabalhadores que militam na criação de conteúdos, mas, sim, um potencial aliado na melhoria de produtividade.
Dia sim e dia também os criadores de conteúdo são traídos por sua disciplina e por sua criatividade. Afinal, não somos máquinas. As ferramentas como ChatGPT, Bard etc., podem auxiliar neste sentido, sejam sugerindo tópicos ou ideias, até mesmo elencando possibilidades de “ataque ao problema”. Ao meu ver, é um bom “click” no nosso cérebro.
Além disso, a IA generativa pode ser um desafogo. Ela consegue ajudar em tarefas repetitivas e demoradas, deixando com que os produtores de conteúdo possam se concentrar em atividades que exigem criatividade, análise crítica e uma abordagem estratégica.
É hora de se reinventar
Vejo como um tempo de oportunidade de aprendizado. Temos uma chance única de aprender a usar mais uma ferramenta que facilita a nossa vida como foi com o computador, com a internet, com o smartphone… como foi com a lâmpada!
Tudo é conteúdo. As pessoas consomem cada vez mais informação e estão cada dia mais ávidas por conhecimento. Este conhecimento precisa ser mais atrativo, inteligível, estratégico e especializado. É hora de se reinventar e os criadores de conteúdo podem adquirir habilidades em áreas como a compreensão e aplicação da IA, análise de dados e estratégias de engajamento do público Verdadeiros potencializados da criatividade e da sensibilidade humana. Surgirão novos nichos, novas demandas e novas estratégias que se beneficiarão desta interação IA & Humano.
*este texto foi criado com ajuda do ChatGPT