Se você faz resoluções por escrito, fala para os amigos, coloca bilhetinhos dentro de um vaso ou apenas pensa, não importa. O importante é a reflexão e o início do ano é o melhor momento para avaliar os resultados que não vieram no ano anterior. A startup 7waves, que oferece um app para apoio e planejamento de objetivos e metas, fez um estudo com 16.119 usuários do aplicativo no Brasil para saber o que a população quer para o ano de 2022. De acordo com a pesquisa, os sete principais objetivos para este ano são:
1 – Guardar dinheiro
2 – Buscar novos conhecimentos
3 – Cuidar da saúde
4 – Evoluir na carreira
5 – Adquirir bens
6 – Viajar
7 – Abrir o próprio negócio
Para que esse processo seja bem-sucedido, uma das chaves é ser realista na definição dos objetivos, pois estabelecer metas muito duras só traz desmotivação e nos fará desistir rapidamente. Por exemplo, é mais consistente pensar no aprendizado de uma língua no ano do que pensar em três línguas mais cinco cursos de aprimoramento da carreira. Ou perder peso para diminuir um número do manequim, no lugar de três números. Serve também para as metas de administração do tempo e das finanças.
A tecnologia na palma da mão pelos aplicativos de celulares é uma grande aliada para expandir nosso conhecimento, controlar nossas despesas e cuidar da nossa saúde. A inteligência artificial (IA), cloud computing, internet das coisas (IoT) são tecnologias disponíveis que contribuem para alcançar as resoluções de ano novo. Neste controle do dia a dia, existe ajuda para diversos hábitos, inclusive a alimentação.
Existem aplicativos de controle de calorias, lives no Instagram e no Youtube de receitas saudáveis e até apps para a rastreabilidade de alimentos, onde podemos conhecer a colheita e a trajetória das frutas, legumes e verduras. Nesta mesma linha, existem aplicativos de atividade física com inteligência artificial que variam os exercícios que você escolhe praticar, mesmo que você escolha a mesma modalidade diariamente. Sem falar nos padrões para te oferecer novidades de acordo com suas preferências.
Temos acesso a uma quantidade infinita de cursos que nos permitem aprender habilidades novas ou até mesmo mudar completamente o nosso foco na carreira. Tecnologias como IA também nos ajudam a encontrar cursos e certificações baseadas nos nossos interesses. Em tempos de isolamento social, a dedicação a um novo aprendizado torna-se particularmente importante. E atende às metas de evoluir na carreira e buscar conhecimento.
Quem resolveu trocar de carro, comprar um imóvel ou se presentear com um gadget de última geração, não terá problemas em achar os objetos de desejo no smartphone. No entanto, como organizar as finanças para a realizações destes sonhos? Diversos aplicativos e ferramentas financeiras podem ser usados para anotar ganhos e gastos mensais e fazer sobrar um pouco mais no fim do mês. Consumo consciente e simplificação dos hábitos também entram neste pacote, e já existem diversos controles para isso. Mas se o problema é dinheiro novo, há também diversas opções para obtenção de renda extra – também na ponta dos dedos.
Ainda não dá para viajar sem sair do lugar, mas dá para ter experiências em outras cidades e outros países no conforto da sua casa. Museus virtuais na web e experiências espaciais com realidade aumentada promovem um tour longe da sua cidade. E se você tem a possibilidade de viajar, diversos aplicativos também ajudam a encontrar as atividades de seu interesse em outras cidades e controlar os gastos da viagem.
Seja qual for sua meta ou objetivo para 2022, é importante saber que diversas ferramentas estão disponíveis para te ajudar em quase tudo, sem falar naquelas que ainda nem foram criadas e poderão ser essenciais para seu dia a dia.
Você já definiu qual tecnologia vai usar neste ano?