Nesse artigo, nós mostramos que é necessário agir com rapidez e transparência para gerenciar uma crise de comunicação. Entretanto, o ideal é cortar o mal pela raiz e não deixar que os riscos de imagem se transformem em ocorrências negativas.
Fazer a gestão dos riscos de imagem evita situações que podem prejudicar a saúde da reputação da sua empresa. Então, vamos explicar o passo a passo de como gerenciar esse tipo de risco. Fique até o final!
Entendendo os conceitos
Risco e crise são coisas diferentes. Os riscos são fatores que são ocasionados pelas fraquezas e ameaças ao seu negócio. Por exemplo: suponhamos que a sua empresa não tenha uma boa estratégia de comunicação nas redes sociais. Esse fator é uma fraqueza que coloca em risco a reputação e a credibilidade da sua marca.
Já as crises são como incêndios. É quando a empresa comete um deslize ou sofre um ataque de repercussão local, nacional ou até global, podendo ter impacto na mídia, nos acionistas e até mesmo nas questões legais da organização.
E como prevenir o incêndio?
Vamos dividir a gestão de riscos de imagem em 3 etapas:
1 – Mapeie os públicos e os fatores críticos: Você pode conversar com a equipe de diretores e gestores da empresa para captar vários pontos de vista. Assim, você conseguirá definir os riscos como graves, médios ou baixos, priorizando o monitoramento de acordo com a categoria do risco no planejamento.
Após esse primeiro mapeamento, identifique também quais são os seus públicos internos e externos (como os colaboradores, acionistas e clientes) e faça um planejamento para ser seguido em caso de crise, adequando o tipo de ocorrência a cada público.
Por exemplo: se sua empresa fosse alvo de vazamento de dados de clientes, como você resolveria a situação? Planeje e documente como você irá lidar com a ocorrência, com os clientes e com a comunicação da empresa.
2 – Dê atenção aos públicos: Isso envolve trabalhar comunicação, relacionamento e escuta. Ouvir os públicos da sua empresa poderá ajudar na elaboração de ações para suprir genuinamente as necessidades dos seus clientes, colaboradores e acionistas, estreitando a relação entre eles e a sua marca.
Por sua vez, a comunicação é fundamental para que sejam transmitidos os valores e princípios da empresa, fortalecendo sua reputação. A comunicação pode ser feita por vários meios, principalmente os online. Isso inclui as redes sociais, que nos levam à terceira etapa.
3 – Planeje a comunicação: Uma boa estratégia de comunicação online irá manter a imagem confiável da empresa, sendo um meio eficaz para gerenciar riscos de imagem. Para isso, você deve aproveitar tudo o que as redes sociais podem oferecer, criando conteúdos originais e de qualidade de acordo com o seu nicho. Esse trabalho certamente aumentará a autoridade da sua marca diante da concorrência.
Uma dica bônus:
O livro “Gestão de reputação: riscos, crise e imagem corporativa”, organizado pela autora Elisa Prado, reúne pontos de vista e metodologias de diversos pesquisadores de comunicação corporativa sobre as crises de imagem. Leitura mais que recomendada sobre o tema!
Gerenciar os riscos de imagem para manter o seu negócio livre de crises é uma tarefa árdua, mas a Capital Informação pode fazer isso por você! Entre em contato conosco para desenvolver a comunicação digital da sua empresa.