A era digital trouxe mudanças significativas nas estratégias de comunicação. Para 2025, as tendências de PR, Marketing Digital e mercado apontam para uma abordagem empresarial mais estratégica e conectada. Descubra como adaptar seu planejamento às novas demandas e garantir relevância no cenário competitivo.
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A tecnologia proporcionou diversas transformações nas estratégias de comunicação das empresas. Porém, com a crescente conectividade e o fácil acesso à informação, o mercado também se tornou mais competitivo, demandando dos negócios técnicas persuasivas para prender a atenção do público e conquistar espaço na mídia.
Em 2025, é esperado que esse cenário seja cada vez mais presente e, para que as empresas de TI e Telecom se destaquem em meio à concorrência, é essencial se manterem atualizadas frente às melhores práticas de comunicação.
Confira agora as principais tendências de Marketing e PR para 2025 e prepare-se.
Marketing H2H: criar conexões será essencial
No mercado B2B, a conexão é essencial, uma vez que os negócios são estabelecidos e concretizados por pessoas, o que nos leva ao conceito de Marketing H2H (Human to Human). Para 2025, a expectativa é que as marcas invistam em relações mais humanizadas e próximas de seus clientes e stakeholders.
Porém, para que a estratégia seja assertiva e gere resultados positivos, é necessário ter cuidado, sobretudo para não gerar frustração e prejudicar o brand. Para tal, é necessário desenvolver uma comunicação autêntica, pautada na empatia.
Além disso, a gestão de mídias sociais, aliada a um bom plano integrado que combine Assessoria de Imprensa e Marketing Digital, pode fazer toda a diferença ao estabelecer conexões genuínas.
A importância da presença dos líderes e funcionários na mídia
Ainda sobre conexões reais e Marketing H2H… já ouviu falar em Thought Leadership? É o posicionamento estratégico de lideranças nas redes sociais, geralmente usando a plataforma do LinkedIn.
Com o crescimento do desempenho produzido por influenciadores e pequenos criadores, superando muitas vezes os conteúdos da marca, fica evidente o papel crucial dos C-Levels na mídia para fortalecer e ampliar a visibilidade da marca. Além disso, considerando que o Marketing de Influenciadores terá ainda mais destaque em 2025, é essencial que as empresas posicionarem seus líderes como referências em áreas relevantes.
Também é importante pensar em humanizar a comunicação da marca via imprensa, posicionando o executivo por meio de entrevistas e outras divulgações. Para obter resultados efetivos, é fundamental capacitar seus profissionais. Media trainings especializados e consultorias sobre boas práticas são ferramentas indispensáveis para preparar seus C-levels e equipes.
O papel da IA na comunicação empresarial
A Inteligência Artificial já faz parte do nosso dia a dia! Essa tecnologia tem o potencial de transformar estratégias de comunicação por meio de práticas, como:
- Análise de dados: informações sobre desempenho, tendências de mercado ou comportamentos e preferências dos clientes podem ser processadas pela IA para gerar insights valiosos, orientando o uso de técnicas que elevem o impacto das mensagens.
- Aprimoramento do SEO: ao analisar um grande volume de dados, a IA fornece perspectivas importantes para o uso objetivo e eficaz do SEO, elevando o alcance e a relevância dos conteúdos.
- Automação de tarefas repetitivas: seja para o agendamento ou coleta de informações, a IA permite que as equipes concentrem os esforços em atividades mais estratégicas.
Mas, para que todas essas vantagens possam ser aproveitadas, a Inteligência Artificial exige intervenções humanas para garantir que seu uso seja ético e objetivo. Ao aliar tecnologia e humanização, é possível potencializar a atividade dos profissionais e contribuir para que as comunicações sejam mais assertivas, estabelecendo conexões reais com o público.
A gestão de crises nunca foi tão essencial
Crises podem surgir de diversas formas: um comentário polêmico, defeitos em produtos ou serviços e até falhas operacionais. O fato é que ninguém espera que uma ameaça à confiabilidade aconteça. Porém, estar preparado para lidar com essas situações rapidamente – seja nas redes sociais ou na imprensa – é determinante para proteger e reforçar a reputação no mercado.
A relevância dos conteúdos multimídia
Em 2025, materiais multimídia, como vídeos, podcasts e outros recursos interativos, terão um papel essencial para alcançar diferentes públicos de maneira estratégica. Tanto em Press Relation quanto em Marketing Digital, essa tendência de mercado precisa ser integrada aos planos de comunicação, com a criação de cases de sucesso, videocasts, transmissões ao vivo e outros formatos inovadores que ajudam a posicionar a marca de forma diferenciada.
Pautas sociais serão cada vez mais relevantes
Você sabia que o marketing de sustentabilidade gerou mais de R$ 1,1 trilhão no valor das maiores marcas do mundo? Esse dado, publicado pelo relatório Kantar BrandZ Global, mostra a força crescente dos temas sociais.
As pautas ESG já fazem parte da estratégia de comunicação de muitas empresas. No entanto, para quem quer potencializar seus resultados em PR e Marketing Digital, essa tendência é essencial na construção de conteúdos para estabelecer conexões significativas e aumentar a relevância junto aos públicos de interesse.
Na Capital Informação, ajudamos o seu negócio a desenvolver um plano de comunicação estratégico, maximizando os resultados e aprimorando o desempenho tanto nas mídias sociais quanto nas interações com a imprensa. Fale conosco e descubra como nossa consultoria especializada em TI e Telecom pode trazer benefícios reais para a sua marca.