O marketing de conteúdo não só é uma das melhores formas de atrair leads atualmente, ele também facilita a retenção dos mesmos. Ele consiste em atrair o potencial comprador para conteúdos relevantes, focados nos seus interesses — sem oferecer produtos ou soluções logo no primeiro contato.
Isso facilita a construção de uma relação de confiança, além de estabelecer a autoridade da empresa sob o assunto — duas vantagens sobre utilizar-se de abordagens ”frias”.
Nesse artigo trarei 3 motivos pelos quais a produção de conteúdo é considerada a principal estratégia de marketing digital atualmente.
Reconhecimento de marca
Com a produção de conteúdo, sua empresa se revela ao mundo, as pessoas passam a conhecer sua organização, seus valores, e suas soluções. Esse brand awareness (reconhecimento de marca) é vital, pois gera confiança, o que aumenta a propensão do seu público de escolher a sua empresa quando chegar o momento da compra.
Afinal, ninguém gosta de adquirir um produto de uma companhia desconhecida. Se isso é verdade para produtos de uso cotidiano, é ainda mais importante para a venda de soluções B2B complexas e de alto valor.
SEO
Outro benefício do marketing de conteúdo é ajudar com o SEO (otimização dos motores de busca) do seu site. O SEO consiste em táticas e boas práticas para ranquear melhor o seu site de forma orgânica no Google ou outros buscadores, pois dessa forma o seu site aparece antes da concorrência.
A partir da utilização de palavras-chave relevantes, o seu conteúdo é entendido como relevante pelo Google, o que faz com que ele apareça mais em buscas – trazendo mais pessoas para conhecer a sua empresa. É claro que o SEO é uma disciplina complexa que envolve muito mais que otimização de conteúdos, mas esse é um começo bom para empresas que estão começando com marketing digital.
Diminuição nos custos com Marketing
Uma das frases mais importantes do “pai do marketing’’, Philip Kotler, é:
“Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’’.
Uma estratégia de conteúdo bem planejada expande o alcance da sua empresa para novos clientes ideais, ou seja, aqueles que tem a maior probabilidade de se tornar um cliente de longo prazo e fiel. Ao investir em conteúdo de qualidade, focado em um público específico e entregando valor real, sua empresa retem o cliente, o que diminui os custos da sua operação de marketing substancialmente.
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