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Instagram para B2B funciona?

Apenas no Brasil, o Instagram concentra 98.84 milhões de usuários ativos por mês, de acordo com a pesquisa da Statista, e a previsão para 2025 é de que esse número cresça para 135.36 milhões. 60% acessam a rede diariamente buscando não apenas ver fotos bonitas, mas se informar e comprar. São mais de 200 milhões de contas comerciais que estão lá por um motivo: achar o público ideal e vender. Para o B2C isso é ótimo! E por que o Instagram para o B2B não?

O Instagram permite a humanização da comunicação com o público e exatamente por isso é uma rede que gera bastante engajamento. Existem 4,2 bilhões de likes no Instagram por dia e 72% dos usuários do Instagram dizem ter comprado um produto que viram no aplicativo.

Ok! As pessoas estão ali, mas como encontrar um lead qualificado? Realmente, o Instagram não entrega cargo, empresa que trabalha, nem outros dados específicos como outras plataformas. O que torna o seu uso mais difícil para empresas B2B, principalmente para setores mais estratégicos, como o de TI e Telecom.

Porém, a captação da atenção é maior, o que permite estratégias para qualificar as informações coletadas, como um link para formulário, por exemplo. Já viu um storie que leva para uma conta de WhatsApp Bussines? As ferramentas combinadas são o verdadeiro poder da criação de leads qualificados e depender de uma plataforma apenas pode deixar sua empresa atrás da concorrência.

Outra dica é o uso de restrições na busca ou anúncios. Se a sua empresa oferece serviços de TI, reduza o público para pessoas que tem interesse em tecnologia com uma hashtag específica, como #LGPD ou #Cloud, ou para anúncios, escolha interesses em comum com o serviço ou produto oferecido.

Quais os benefícios do Instagram para B2B?

As pessoas estão lá e a estratégia pode levar a qualificar os leads, esses já são dois dos benefícios que o Instagram pode gerar para o seu negócio. Abaixo estão outros que também constroem outros pontos importantes, como confiança, comunidade e aumento de tráfego.

Confiança

A rede permite comentários e mensagens diretas, contatos que mostram proximidade com quem vai responder. Essa troca rápida de informação, se bem administrada, faz com que a pessoa entenda que a empresa estará lá para ajudar, resolver problemas e informar a ela sobre suas dúvidas ou problemas. Tem algo mais que uma cliente queira durante a compra?

A transparência aliada a construção de storytelling sobre como a marca funciona ajudam a proporcionar uma humanização e construção do que chamamos de comunidade.

Comunidade

Dentro das redes sociais, a comunidade é o tesouro e fonte de renda dos influencers. Ter um público que está sempre engajado é fundamental para ser bem-posicionado nos algoritmos do Instagram e atingir mais pessoas. Pessoas que admiram o conteúdo compartilhado, serviço ou produto podem ser a vitrine para outros também se interessarem.

Aumento do tráfego

Com a confiança construída e uma comunidade mantida, clicar em links se torna fácil para o usuário. Seja no link da bio ou via stories, um simples toque já leva a pessoa para outro site, formulário ou qualquer outra página online, onde é possível fazer uma varrida e qualificar o lead.

Entenda o algoritmo!

Ok! As pessoas estão lá, tem como conseguir lead qualificado e os benefícios são importantes para o negócio. Mas como chegar até essas pessoas com o conteúdo? Parte dessa resposta vem com a explicação sobre como o algoritmo funciona e posiciona o que é publicado na rede.

Engajamento

Likes, comentários, saves e compartilhamentos são extremamente importantes para o Instagram entender qual conteúdo é relevante para determinado público. Assim, ele não só consegue priorizar o que um usuário gosta de ver, como também mostra o mesmo para outros com os mesmos gostos.

Incentivar as pessoas a interagirem é fundamental para posicionar o conteúdo, com Call-To-Action (CTA), qualquer texto ou imagem que incentive o usuário a fazer alguma coisa (clique em link, curtida, comentário etc.).

Tempo

O algoritmo não apenas analisa a quantidade de engajamento da publicação, como também avalia o tempo que esse conteúdo é relevante. É importante saber quais os melhores horários e dias para fazer a postagem. Quanto mais pessoas visualizarem e engajarem, mais ranqueado se torna o post e, portanto, seu tempo de duração é maior.

Quantos posts?

Essa pergunta frequente pode ser respondida pelo tempo, já que depende dos acessos do público. Muitas empresas publicam uma única vez por mês e recebem muito engajamento, porém, outras precisam de constância para ter um bom posicionamento no Instagram.

Recentemente, a plataforma deixou de priorizar a ordem cronológica para conteúdos mais relevantes para o usuário, o que pode ser usado como uma vantagem.

Estratégia

Anos atrás, o poder das redes sociais não era tão grande e, se formos pensar em mais tempo, nem existiam. Como as empresas faziam negócios e achavam seus clientes em potencial? A comunicação é a principal forma de encontrar o público e fazer essas pessoas se atentarem ao seu produto ou serviço.

Plataformas e softwares surgiram e são usados para automatizar e aumentar esse alcance, mas sem uma estratégia de como falar com as pessoas certas, o esforço pode ser em vão.

Independente da plataforma, é necessário entender quem é o seu público e buscar a melhor maneira de chegar até ele, seja pelas redes sociais, blogs, comunidades, e-mail. Precisa de uma ajuda com a estratégia? Fale conosco.

Capital Informação

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