Blog

undefinedundefined
23-07-2019

A Comunicação e a pequena empresa: desafios e perspectivas

No Brasil uma pequena empresa tem desafios imensos que vão desde alto volume da carga tributária até falta de infraestrutura de transporte (viária, portuária etc), excesso de burocracia, dificuldade de acesso ao crédito, entre tantos outros problemas estruturais. Com a Comunicação não é diferente, existem desafios grandiosos nesse ambiente empresarial. Trata-se de um perfil de organização normalmente centralizado, baseado na figura do fundador e este, por sua vez, dá preferência às atividades as quais conhece e se sente mais confortável em executar.

Na grande maioria dos casos, esse perfil de empresa não possui departamentos de Comunicação ou mesmo planos de comunicação de longo prazo. Dessa forma, esse tipo de organização ainda encontra nas agências de Assessorias de Imprensa o meio mais viável financeiramente para dar visibilidade sobre suas ações, equipe e movimentos de negócios.

Assessoria de Imprensa

Nesse ambiente de negócio, as Assessorias de Imprensa assumem um papel ainda mais estratégico, executando atividades relacionadas ao desenvolvimento de imagem e na relação com diferentes públicos-alvo. Ou seja, adiciona ao seu escopo a função de ajudar a construir marcas com investimentos acessíveis e compatíveis para empresas.

A Assessoria de Imprensa teria como função primária desenvolver o relacionamento da empresa junto à imprensa, contribuindo para dar visibilidade positiva ao seu nome junto aos veículos de comunicação (jornal, revista, site, rádio e emissoras de televisão). Visto que, ainda hoje a mídia espontânea ainda é uma das principais ferramentas de fomento de credibilidade a produtos, serviços e instituições.

Entretanto, as assessorias de imprensa, e/ou o próprio profissional de comunicação, sozinhos, não conseguem avançar muito em relação à imagem e à reputação da empresa. É preciso ter o apoio do líder, conquistar o engajamento dos colaboradores, promover políticas eficazes de comunicação, enfim contar com a colaboração de toda corporação – para criar e manter a imagem e a reputação bem-sucedidas. Utilizar processos de comunicação apenas como uma forma de divulgação é não aproveitar uma ferramenta que tem um grande potencial estratégico para empresas que pretendem se manter competitivas num mundo globalizado.

A importância da comunicação

Vejo a Comunicação como um fator fundamental em qualquer perfil de organização, abordando suas funções e demandas cada vez mais estratégicas. Ainda, o profissional de comunicação vem assumindo papéis que extrapolam o âmbito da comunicação e dos relacionamentos com públicos de interesse e ganham novos contornos alinhados ao avanço da tecnologia, à agilidade contemporânea e ao sistema comunicacional que está bastante horizontalizado e plural. Hoje, sem sombra de dúvida, cada pessoa é uma mídia e assume um papel influenciador importante junto a esse novo modelo comunicacional.

No mundo conectado e digital, em que a competitividade entre empresas tem se tornado cada vez mais acirrada e a comunicação assume importância ainda maior, a organização que não estiver atenta a essa nova perspectiva terá dificuldade para se destacar e até se manter no mercado.

Veja também

undefinedundefined
19-06-2019

Como usar o Google Alerts para acompanhar a presença digital de sua marca

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita do Google que permite o monitoramento de um termo específico na internet. Através de uma interface simples, o recurso possibilita que qualquer usuário que possua conta associada aos serviços Google ou Gmail m […]

undefinedundefined
07-10-2019

Cinco motivos para participar de um media training

O media training é uma das estratégias de preparo mais importantes para os porta vozes das empresas, pois garante as palavras-chave que sua organização quer ver publicada na imprensa, protege a reputação, alinha expectativas e evita desdobramentos de […]

undefinedundefined
14-05-2019

Keep calm and carry on pitching!

Por Luciane Bernardi Esse foi o slogan do Encontro Anual de PR do Plexus, grupo de agências de comunicação do qual a Capital Informação faz parte desde 2017. Neste ano, o evento aconteceu em Londres e contou com a participação de 10 agências do mund […]