loader

Na comunicação corporativa existe um tipo de conteúdo eficiente, utilizado pela assessoria de imprensa, que pode gerar bons resultados: Os cases de sucesso.

Quando falamos em Tecnologia da Informação, ele funciona como o resultado de uma resolução de problema que conta com uma determinada solução, após um tempo de maturação na empresa desde a implementação, começando a dar resultados operacionais e aumentando os níveis de satisfação.

Contar uma boa história faz toda diferença, claro. Reunir informações, opiniões, entender onde eram as maiores dificuldades/dores do cliente e por que ele tomou a iniciativa de contratar a solução.

No entanto, para que o case realmente tenha tração junto aos mais importantes veículos, queremos falar sobre a importância da mensuração de dados estratégicos para cases de sucesso.

No setor de TI, dados mensurados são obrigatórios

Trabalhamos com Tecnologia da Informação, com dados confiáveis e precisamos mostrar ao mercado que temos eles mensurados. Isso é fundamental!

Claro que existem muitas informações estratégicas que são sensíveis e complicadas para serem expostas. Entretanto, é necessário explicar para o cliente que estas informações mostram o tamanho do engajamento do fornecedor para que seja utilizada o máximo do potencial da solução implementada.

Jornalistas querem números!

Os jornalistas/veículos “querem números”.

Quanto mais relevante for a publicação, mais detalhes querem fornecer ao seu leitor/assinante. Como trabalhamos com mídia espontânea, precisamos preencher requisitos jornalísticos.

Quanto economizou de dinheiro, quanto reduziu em gasto de tempo em determinada (s) atividade (s), quantos % aumentou sua produtividade. Se a automatização de documentos ajudou a economizar papel, ou até mesmo zerar seu uso, é necessário saber qual era a quantidade (quilos, toneladas…) utilizada antes, não é mesmo?

Sem isso, seu material irá lá para o fim da fila e não terá tração nos veículos de maior relevância. Trocando em miúdos: não será publicado.

Por que mensurar resultados é importante?

Partiremos do básico: “não podemos melhorar aquilo que não é medido”.

Um bom exemplo de dado interessante a ser divulgado, é o Retorno sobre Investimento (ROI).

É uma das métricas mais importantes e que pode abrir caminho para uma série de outras questões que permitem que o material divulgado fique ainda mais atrativo. Todo case gira em torno de eficiência operacional e, então, precisamos entender o ponto de partida para visualizar o processo com um todo.

Reconhecimento e valorização do trabalho realizado

Ocorrem diversas situações em que temos dificuldade em organizar dados, conquistas e resultados. No entanto, dado esse tsunami de informações com que temos o desafio de trabalhar na TI, justificar o investimento do cliente de forma clara e objetiva demonstra ao mercado a qualidade do produto/serviço prestado.

Um case de sucesso é também uma sinergia entre a credibilidade da marca do cliente e da marca do fornecedor. Nada é melhor do que o cliente falando bem de você.


Lucas Oliveira

Lucas Oliveira

Lucas Oliveira é especialista em comunicação corporativa para empresas de TI e Telecom. Ao longo de sua carreira, foi assessor de imprensa da TIM Brasil, além de passagens por órgãos governamentais e empresas privadas. Atuou também na RBS TV (afiliada Rede Globo no RS), além de Estadão (SP) e na comunicação do Grêmio Football Porto Alegrense.