Estamos vivenciando um momento em que todos estão repensando tudo. As empresas estão repensando seus modelos de trabalho, culturas e valores – ao mesmo tempo em que os profissionais estão refletindo sobre como eles trabalham, onde e porquê.
Com a pandemia, a interação digital ganhou ainda mais força e as redes sociais se tornaram uma das poucas formas de interação social e profissional. No mercado B2B, a rede social de maior destaque é o Linkedin.
Linkedin é a maior rede profissional do mundo
Com cerca de 800 milhões de usuários no mundo, sendo mais de 45 milhões no Brasil, o Linkedin traz vários números impressionantes: são mais de 58 milhões de empresas presentes nesta rede, já gerou 14 milhões de oportunidades de emprego e nela já somam 443 bilhões de conteúdos propagados.
Vista inicialmente como uma vitrine de movimentação profissional e geração de empregos, o Linkedin vai muito além dessa função. Esta rede é um espaço onde os profissionais promovem e têm a chance de ampliar o networking.
Nela, as pessoas se informam sobre temas corporativos, se inspiram com novidades empresariais e ficam a par de tendências de gestão, liderança etc. Ainda, é onde os profissionais têm a oportunidade de mostrar suas habilidades e desenhar suas marcas pessoais.
Trabalhando a autoridade e geração de negócios no Linkedin
São vastas as oportunidades de geração de autoridade (para profissionais e empresas) e, principalmente, de geração de negócios no LinkedIn. Mas a criação de autoridade envolve a geração de conteúdo adequado, relevante e, de preferência, genuíno e autêntico.
É preciso que a pessoa (ou o perfil de uma empresa) se relacione e interaja com sua comunidade profissional, que busque conhecer novos profissionais e empresas e promova parcerias. Ou seja, que cultive relacionamentos.
Nessa rede, as páginas empresariais têm a oportunidade de comunicarem seus propósitos e valores, de compartilharem informações com suas comunidades formadas tanto pelos seus colaboradores como por parceiros e clientes. É uma plataforma para as empresas construírem suas marcas empregadoras, atraindo talentos e facilitando processos de recrutamento.
Os números apresentados por essa rede social, mostram que os adeptos do LinkedIn crescem ano após ano e com eles a relevância dessa plataforma no cenário corporativo mundial.