Blog

undefinedundefined
02-05-2019

A importância do vídeo para empresas de TI e Telecom

Por Diego Macedo

Foi-se a época em que a produção de vídeos era cara, demorada e reservada às empresas do mercado B2C, que dispunham de tempo e orçamento para arcar com os custos. Com os avanços da tecnologia, a proliferação das redes sociais e o barateamento dos meios de produção, hoje os vídeos são acessíveis a qualquer empresa, de qualquer tamanho ou segmento.

Mais do que isso, hoje o vídeo é absolutamente NECESSÁRIO para a estratégia de qualquer companhia, principalmente aquelas de TI e Telecom, um mercado por vezes abstrato e imaterial. Sua empresa ainda não contempla o vídeo em seu plano de comunicação e marketing? Qual é, estamos no século XXI!

Avalanche de vídeo

É fato que a Internet e a mobilidade já haviam transformado a maneira como consumimos conteúdo na última década. Mas o desenvolvimento dos dispositivos e das redes móveis nos últimos 10 anos facilitou ainda mais o consumo de vídeo, aumentando a capacidade e a velocidade de transmissão e tornando o audiovisual o principal formato em circulação.

Para se ter uma ideia, o vídeo representará 81% do tráfego de Internet móvel no Brasil em 2022, segundo um estudo da Cisco. Já o tempo médio dos usuários assistindo a vídeos no YouTube cresceu 135% em 4 anos, segundo dados da consultoria Provokers. Como sua empresa pode aproveitar essa tendência?

Quinze segundos

Esse é mais ou menos o tempo médio de visualização de um vídeo hoje nas redes sociais (o chamado tempo de retenção). Sim, por mais absurdo que seja, é verdade – tanto que o próprio Facebook ajustou suas métricas e adotou os 15 segundos como padrão de impressão e otimização em sua plataforma. Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que no mundo atual o fluxo de informações é tão grande, a concorrência com outras coisas é tão feroz e as pessoas andam com tanta pressa que você só tem 15 segundos para captar a atenção delas. Se conseguir, ótimo. Caso contrário, elas passarão para o próximo post, rolando a página para baixo com o dedo (algo que até minha filha de 3 anos faz naturalmente sem nenhum esfoço).

Entendeu ou vou ter que desenhar?

Mas se o tempo dispensado é tão pouco, porque minha empresa, que desenvolve (ou vende) soluções tão complexas, deveria apostar no vídeo? Essa é mais uma razão para fazer isso! Algumas companhias – principalmente aquelas do segmento de cloud – possuem tecnologias tão intangíveis que somente um texto não dá conta de explicá-las. É preciso literalmente “desenhar” para o público entender (usando um vídeo de animação ou motion graphics, por exemplo).

Além disso, existem casos onde o vídeo não apenas explica melhor como traz mais credibilidade à companhia. É o que acontece com os cases. Ter o próprio cliente dando seu depoimento, falando de como seu produto ou serviço resolveu um problema, é algo que confere credibilidade à empresa, aumentando o grau de confiança na marca e até trazendo novos clientes.

“Estratégia”: em grego strateegia, em latim strategi, em francês...

Ok, o formato audiovisual é importante para o meu negócio. Mas como eu posso adotar o vídeo na minha estratégia de comunicação? O primeiro passo é se certificar que você tem uma! Muitas empresas avançam o sinal e já pensam no conteúdo e nas plataformas de distribuição, sem definir antes uma linha de ação integrada entre marketing e vendas que atenda o objetivo do negócio no momento.

Muitas empresas até têm uma estratégia de comunicação, mas que muitas vezes é engessada, não permitindo – ou não tendo verba – para criar conteúdo local em vídeo (em geral, empresas multinacionais). Mesmo nesse caso é possível incorporar o formato audiovisual, pois a maioria dessas companhias já têm um material rico produzido em inglês – basta inserir legendas em Português (85% dos vídeos nas redes sociais são reproduzidos sem som).

Gravando!

Uma vez definida a estratégia, aí sim é hora de buscar um parceiro de confiança e com expertise não apenas na produção de vídeos, mas também em seu segmento de atuação. O uso do vídeo na comunicação requer inúmeros detalhes – desde a apuração até a distribuição e contar com uma agência especializada em TI e Telecom pode ser crucial para o sucesso do projeto. Se você já se decidiu pelo uso do vídeo na sua empresa, entre em contato conosco!

Veja também

undefinedundefined
04-03-2019

O martírio da geração “X” e o século 21

Novos conceitos que têm se tornado referência para treinamentos de porta-vozes, relação com imprensa e demais stakeholders Recentemente li a notícia de que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, solicitou às escolas que filmassem as crian […]

undefinedundefined
10-03-2017

Planeje o pior, espere o melhor

Certamente a maioria de vocês já deve ter ouvido que a expressão em chinês para a crise , wei ji é uma combinação de duas palavras: perigo e oportunidade. Há quem diga que não é bem assim. O fato é que perigo e oportunidade podem ser os dois lados de […]

undefinedundefined
20-05-2019

As fake news não “nasceram ontem”

O termo fake news está associado a notícias falsas ou imprecisas, que são disseminadas principalmente na internet e nas redes sociais. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência a nomenclatura durante a eleição de 2016 nos Estados Un […]