fbpx
loader

As marcas do setor de tecnologia estão sempre buscando aprimorar seus serviços para o consumidor e possuem planos de expandir a sua atuação no mercado e, às vezes, até mesmo alcançar outros países.

Parte desse desafio é a forma como a empresa se comunica com o mercado. Quando não existe uma equipe interna dedicada a isso, seja para atender demandas internas ou externas, contratar uma agência de comunicação para auxiliar na propagação da marca, é o mais indicado.

As estratégias de comunicação adotadas pelas outras empresas são um parâmetro do mercado. Por outro lado, é importante pensar em ações fora da caixa, ou seja, é preciso conhecer muito bem o ramo de atuação da companhia, para poder fazer um planejamento criativo.   

Um plano de comunicação precisa estar alinhado aos negócios da empresa.  A comunicação deve atingir os públicos com os quais a organização se relaciona, seja por meio de ações dirigidas, como a realização de eventos, ativação das mídias sociais ou tornar a marca uma referência para imprensa.

Como funciona na prática

O briefing (objetivo ou diagnóstico do problema a ser resolvido), junto ao cliente, é um dos primeiros passos para elaborar um plano de comunicação. Buscar, assim, entender quais são suas necessidades, como a empresa deseja construir sua reputação no mercado e quem ela precisa impactar.

O maior problema é quando o cliente não tem a menor ideia do que deseja. Neste caso, o profissional de comunicação direciona algumas sugestões para exemplificar quais são as possibilidades. É, então, que ele se aprofunda para compreender a empresa e sugerir a estratégia, que pode envolver atividades de assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação institucional. Se a opção for por diversas frentes, estas devem atuar de forma integrada.

A interface entre a agência de comunicação e a empresa contratante é feita quase sempre pelo responsável de Marketing. O que facilita o trabalho de ambas as partes, já que são áreas relacionadas. Em algumas empresas também pode ser vinculada a presidência ou ao RH.

O importante é compreender que é necessária uma interface no ambiente corporativo, para alinhar os negócios com a comunicação. Esta sinergia entre os envolvidos é fundamental para que a parceria possa trazer resultados. Empresa e agência de comunicação são aliadas e precisam atuar em conjunto.

Primeiro passo

Quer saber porque contratar uma agência de comunicação pode ajudar sua empresa? Entre em contato com a gente!


Rita Martins

Rita Martins

Profissional com experiência em comunicação corporativa, assessoria de imprensa, comunicação interna e elaboração de conteúdos para diferentes plataformas. Atuou como assessora de comunicação nos segmentos de tecnologia, negócios, finanças, educação e beleza. Passagem como editora de revistas, sites de associações e repórter de negócios. Graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero e História pela USP.