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Comunicação e marketing: esta união já chegou na sua empresa?

Em biologia, simbiose é uma associação de dois seres vivos na qual ambos os organismos recebem benefícios. Também significa a vida em comum, já que levam uma vida juntos. É uma associação, entre dois seres vivos, que levam uma vida juntos, como um casamento ou união estável.

No passado, a comunicação e o marketing digital, eram completamente separadas, apesar de terem muito em comum. Como sempre se encontravam, perceberam que deveriam unir forças. Deu certo, e a empresa que coloca as duas em parceria unifica o tom de voz, cria relacionamentos fortes e garante presença no mercado.

Desta forma, o engajamento entre stakeholders e a empresa aumenta e as interações são registradas em tempo real, gerando dados importantes para a tomada de decisão. Então a instituição as analisa com rapidez e os rumos da comunicação e do marketing são avaliados em tempo real.

De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento na coleta de dados deve crescer em torno de 50% no próximo ano, gerando uma receita de 187 bilhões de dólares para esse setor. Fica evidente o quanto esta tecnologia traz bons resultados para as empresas atentas às tendências de Marketing Digital.

Mas como elas contribuem para o crescimento dos negócios?

Todas as empresas de tecnologia precisam trabalhar a comunicação a fim de se relacionar com seus stakeholders, ganhar notoriedade, melhorar sua reputação, e, com isso, alavancar seus negócios. As estratégias para se atingir este patamar incluem marketing e comunicação, que se complementam trabalhando nos meios tradicionais e nos meios digitais, dependendo do público-alvo.

A comunicação corporativa e o marketing digital estão entre os principais serviços que, alinhados aos negócios, se unem para atingir o mesmo objetivo: o crescimento do negócio. Como numa simbiose, às duas áreas se retroalimentam para promover o crescimento do organismo principal, a empresa de tecnologia.

Uma empresa que contrata os serviços de assessoria de imprensa, por exemplo, ao garantir as matérias publicadas, pode se valer destes resultados para dar mais visibilidade em suas redes sociais e no site da empresa, gerando mais credibilidade e interesse pela marca, pois uma publicação espontânea numa mídia tem valor de notícia – e assim multiplica seu efeito em outros canais de comunicação e fortalece a presença digital da marca.

As feiras e eventos fazem parte das ações de marketing que geram reconhecimento e também negócios. Mas toda atividade precisa de divulgação, e o suporte nesta tarefa não fica apenas para o digital. A assessoria de imprensa contribui para que a notícia chegue aos públicos de interesse, aproximando a marca dos participantes dos eventos. 

Já o marketing digital pode trazer conteúdos úteis para pautar a mídia. O material rico, como e-books, white papers, vídeos e infográficos podem ser relevantes para os veículos de comunicação. Os posts para os blogs podem ser adaptados para artigos e assim ampliar o alcance de um conteúdo.

Estes são alguns exemplos de como o casamento do marketing digital e da assessoria de comunicação é importante. A linguagem se unifica, as mensagens se alinham e o conteúdo se complementa. E para que ele seja bem-sucedido, é recomendável que as empresas de tecnologia contratem um parceiro que possam prestar serviços nas duas áreas, já que elas trabalham juntas. Esta decisão ajuda a empresa se destacar da concorrência, facilita a gestão e aumenta os resultados.

Quer saber mais sobre como a comunicação e o Marketing podem ajudar sua empresa? Entre em contato conosco aqui.

Estela Silva

Estela Silva

Apaixonada pela comunicação e pelo trabalho em equipe, sempre busquei a experiência mais completa possível. No jornalismo, trabalhei em jornais, revistas e sites de conteúdo. No mundo corporativo, me dediquei às atividades de relações públicas e comunicação empresarial. Em agências, trabalhei com planejamento e execução de ações de relacionamento com os diversos stakeholders.
Estela Silva

Estela Silva

Apaixonada pela comunicação e pelo trabalho em equipe, sempre busquei a experiência mais completa possível. No jornalismo, trabalhei em jornais, revistas e sites de conteúdo. No mundo corporativo, me dediquei às atividades de relações públicas e comunicação empresarial. Em agências, trabalhei com planejamento e execução de ações de relacionamento com os diversos stakeholders.

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