Blog

Como tornar a comunicação mais humana

A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho geram bastante discussão e preocupação no mundo inteiro. Como visto no Fórum Econômico Mundial no início deste ano, a automação do trabalho avança e aos poucos a força de trabalho está sendo substituída por máquinas que são mais eficientes e cada vez mais inteligentes, mas ao mesmo tempo surge a necessidade de uma comunicação mais humana.

Este equilíbrio entre homens e máquinas é apontado no estudo realizado pelo MIT em 2019. Segundo o estudo, as máquinas não devem roubar os empregos, mas substituir aqueles que são poucos remunerados e criar outros que exigem uma maior qualificação.

De qualquer forma, sabemos que a grande vantagem do homem em relação à máquina é o seu caráter “humano”, sua sensibilidade, empatia, algo difícil de ser programado, ou captado a partir de uma base de dados.

Atendimento automático

Um exemplo de como a comunicação automática sem um acompanhamento humano pode dar errado aconteceu recentemente no twitter da Decolar. Percebendo que a empresa dava sempre respostas automáticas, os usuários resolveram explorar uma falha na comunicação do bot, trocando o nome de usuário por algo ofensivo.

Desta maneira, a empresa começou a publicar várias respostas ofensivas na rede e acabou indo parar nos assuntos mais comentados. Apesar de ter começado como brincadeira, essa ação acabou incitando reclamações legítimas de usuários que reclamaram do atendimento automático da empresa e da falta de resolução para os problemas.

Comunicação humanizada

Quando esse tipo de crise acontece, a equipe de comunicação é acionada, Relações Públicas e equipe de Marketing Digital colocam em prática um plano de ação mais humano, mais próximo e transparente. Contudo, essas regras e valores não devem se restringir à comunicação reativa, mas também devem ser adotadas no dia a dia da comunicação como parte da estratégia.

E não basta apenas segmentar o público e personalizar a mensagem colocando o nome do cliente no email marketing, é preciso ir além. É fundamental que se crie uma estratégia de comunicação que se aproxime e dialogue com o cliente, criando uma ponte entre o marketing e o atendimento e criando processos que de fato se preocupem em atender da melhor forma quem está na outra ponta.

Claro que o uso de softwares inteligentes é essencial para analisar essa quantidade de informações cada vez maior, mas a estratégia, o tom e a gerência precisam desse toque humano para funcionar. Em um mundo tão automatizado e cheio de informação, a comunicação humana, a proximidade e o diálogo se tornam uma necessidade.

Isabelle Carvalho

Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.
Isabelle Carvalho

Isabelle Carvalho

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá, Isabelle Carvalho atua há mais de 10 anos com comunicação corporativa no mercado de Tecnologia da Informação.

Compartilhe nas redes