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Media Training 360º é para sua empresa

Estava revisitando o passado nesta semana e fiz algumas contas dos meus quase 30 anos de profissão. Treinei e preparei mais de 100 executivos para media training, sem falar nos treinamentos de comunicação de crise, do chão de fábrica até a presidência. Os executivos com os quais trabalhei perceberam como é importante aprender a falar com a imprensa, como funciona o jornalismo e quais as dicas de comunicação que contribuem para levar a mensagem da empresa para a mídia.

Em cada um dos treinamentos minha tarefa principal era estudar a empresa, em que tipo de matérias ela era incluída, quem eram seus porta-vozes e quais as mensagens que os executivos deveriam passar durante uma entrevista. Nada disso mudou ao longo dos anos, minha lição de casa é igual, mas o que mudou hoje foi a chegada de novos canais e como se dissemina a informação.

Media Training 360º

Não são apenas os jornalistas os alvos dos nossos treinamentos atuais, pois a informação se expandiu para além da mídia tradicional. As mídias sociais ganharam status de meios de comunicação, as palestras e reuniões disseminam culturas e valores das empresas e o endomarketing subiu diversos degraus até que o colaborador se tornasse um meio importante para repassar as informações das empresas. Ou seja, a responsabilidade dos executivos aumentou.

E vai continuar neste ritmo, pois de acordo com o último relatório digital da We are social e Hotsuite, são 4,62 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo registrados em janeiro de 2022. Esse número é igual a 58,4% da população do planeta. Os usuários globais de mídia social cresceram mais de 10% nos últimos 12 meses, com 424 milhões de novos usuários iniciando sua jornada de mídia social em 2021.

Mídias Sociais

Neste cenário, um porta-voz hoje é avaliado para muito além das palavras. Suas postagens nas mídias sociais, mesmo aquelas destinadas exclusivamente ao lazer, interesses pessoais e outras atividades devem ser cuidadosamente pensadas para não criar posicionamentos radicais em assuntos de política, religião e outros temas polêmicos. O uso de todas as redes revela muito sobre o perfil pessoal, que dificilmente será dissociado do profissional.

A comunicação na empresa deve ser cada vez mais cuidadosa, já que a equipe de profissionais internos e terceirizados avaliam constantemente o comportamento dos executivos. Seja por e-mails, mensagens instantâneas, reuniões e apresentações pessoais, todos os canais impactam no ecossistema ao qual pertence a empresa, já que cada empregado troca informações sobre seu trabalho. Ele também é um embaixador da empresa em aspectos positivos e negativos, dependendo de suas experiências.

Feiras e Congressos

Outro meio de exposição dos executivos são as feiras, congressos e simpósios, que  permitem um contato próximo com o público formado por parceiros e clientes – sendo ou não porta-voz, ele é a empresa naquele momento. A postura, o conhecimento, as mensagens e toda sua linguagem não-verbal estão em constante observação. Sem falar que em qualquer situação existem donos de celulares prontos para gravar, filmar e fotografar.

Diante deste cenário, o media training contemporâneo abrange uma visão 360 graus, que utiliza diversos instrumentos do treinamento tradicional como base de expansão protagonizada pelo mundo digital. Some-se a isso algoritmos, interações, compartilhamentos e engajamentos das redes sociais da internet, com o principal objetivo de alcançar a melhor performance na comunicação online e offline. 

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Estela Silva

Estela Silva

Apaixonada pela comunicação e pelo trabalho em equipe, sempre busquei a experiência mais completa possível. No jornalismo, trabalhei em jornais, revistas e sites de conteúdo. No mundo corporativo, me dediquei às atividades de relações públicas e comunicação empresarial. Em agências, trabalhei com planejamento e execução de ações de relacionamento com os diversos stakeholders.
Estela Silva

Estela Silva

Apaixonada pela comunicação e pelo trabalho em equipe, sempre busquei a experiência mais completa possível. No jornalismo, trabalhei em jornais, revistas e sites de conteúdo. No mundo corporativo, me dediquei às atividades de relações públicas e comunicação empresarial. Em agências, trabalhei com planejamento e execução de ações de relacionamento com os diversos stakeholders.

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