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Novas conexões pós-pandemia

Durante a pandemia, a inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages se mostrou eficaz, aumentando as taxas de conversão em até 80%

O ano pandêmico de 2020 trouxe vários aprendizados para a humanidade, sobretudo a necessária revolução digital, que impactou várias áreas do comportamento humano, seja no ambiente corporativo ou doméstico. Um reflexo direto desse impacto se aplica nas relações de consumo.

O isolamento social durante a pandemia levou à formação de novas conexões que não passaram despercebidas pelos grandes provedores de plataformas de conteúdo. Com tudo passando pelo digital, é esperado que empresas reformulassem ou reforçassem suas estratégias de marketing digital para não perder mercado. Ficar atento às tendências e estar um passo à frente na implementação de tecnologias ágeis têm sido uma das formas de sobreviver em um cenário tão desafiador. E 2021 não tem se mostrado diferente.

YouTube

Alguns recursos e ferramentas digitais como os vídeos no YouTube, as videochamadas e as lives ganharam ainda mais relevância nesse período, reforçando sua importância na vida das pessoas.

Sejam sozinhas ou acompanhadas, as pessoas têm visto mais vídeos. Estudos de mercado indicam que para 30% dos brasileiros conectados, vídeos, filmes e serviços de streaming têm sido a forma favorita de consumir conteúdo. Mas que tipo de vídeo as pessoas estão buscando? Entretenimento lidera a lista de consumo nesse formato. Isso porque, com o mundo lá fora cada vez mais caótico, é natural que o desejo por assistir conteúdos de qualidade esteja crescendo.

A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages, por exemplo, também se mostrou eficaz no aumento das taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques. Páginas corporativas em canais como o YouTube e outras redes sociais continuam em alta, porque já se constatou que os vídeos são altamente engajadores, no entanto o desafio atual é aumentar o nível de encantamento dos seguidores, pois o mundo digital se tornou altamente competitivo e exigente. É preciso muito planejamento e sempre levar em consideração os canais X perfil de audiência.

As imagens também estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google. Em alguns casos as imagens aparecem em prioridade entre os resultados. Isso se deve ao fato de que em Marketing as imagens têm o poder de atrair a atenção do público mais rapidamente. Então, otimizar as imagens com técnicas de SEO Image melhoram o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados para sua empresa.

Com tanta tecnologia envolvida, mais do que nunca a curadoria de conteúdo será a palavra-chave daqui pra frente para marcas e profissionais de comunicação que desejam se destacar nesse universo do mundo digital.

Curadoria de conteúdo

E essa tendência é confirmada quando analisamos um levantamento divulgado pelo LinkedIn, em fevereiro desse ano, que mostrou o quanto o mercado tem demandado profissionais especializados em conteúdo digital em decorrência do aumento de consumo nas mídias sociais, que disparou em 2020. Atentas à essa tendência, marcas apostam suas estratégias de marketing/comunicação em ferramentas que não necessariamente sejam novidade, mas que vêm crescendo, como é o caso de e-commerce diretamente em conteúdos de vídeo, potencializando a experiência de compra do usuário.

A curadoria de conteúdo é uma maneira eficaz de gerar valor para sua marca e construir um relacionamento em potencial com a audiência, devendo ser contemplada dentro de uma estratégia mais ampla de Marketing Digital, independente do nível de maturidade das marcas com os meios digitais, já que seleciona e compartilha materiais relevantes sobre determinado assunto ou área de interesse disponibilizando-o por vários canais de contato com o público-chave.

No atual cenário de hiperconectividade, com alta geração de dados, é praticamente impossível ler, ouvir e assistir a tudo que é publicado. Sendo assim, a pergunta é: como consumir o que é realmente importante? É aí que a curadoria vem ganhando força. O processo traz vantagens tanto para quem produz conteúdo quanto para quem consome. Em redes sociais como o Instagram, por exemplo, é indicado publicar com uma boa frequência para que o algoritmo não “penalize” a sua empresa. Como é difícil ter conteúdo próprio de qualidade de maneira frequente, indicar materiais de outras pessoas também é uma ótima maneira de tentar manter o volume de interações alto nas páginas corporativas.

Mas afinal, quais tendências devo adotar?

Por mais que essa pergunta não tenha uma resposta 100% objetiva, os dados e as tendências podem ajudar marcas e empresas a olhar o momento atual com mais clareza na hora de fazer a diferença. E embora ainda seja cedo para dimensionar o que será permanente, as mudanças já estão acontecendo e apontam alguns caminhos possíveis para a vida no pós-pandemia.

Independente da ferramenta a ser adotada, estratégia ou canal de interação com o público-target, em Marketing Digital é fundamental criar um planejamento para poder extrair o melhor que cada solução pode entregar, principalmente quanto ao retorno sobre o investimento (ROI), afinal não é publicando um post aqui e outro ali que fará com que a sua empresa conquiste a visibilidade desejada.

Além de um Plano fundamentado nos objetivos a serem alcançados, é necessário que seja integrado com ações de outbound, thougt leadership e automação de marketing, bem como mídia paga com segmentação e KPIs alinhadas às soluções ofertadas.

As fichas estão lançadas! Tendências de Marketing Digital se alteram com frequência. Mas quando você prevê as mudanças e se adapta a elas, seguramente terá a oportunidade de se destacar perante a concorrência. E aí, sua empresa está preparada para este desafio?

Adriana Athayde

Adriana Athayde

Adriana Athayde é sócia-diretora da Capital Informação, jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Marketing.Possuo mais de 30 anos de experiência na área de Comunicação, 22 dos quais dedicados às atividades de Relações Públicas e Comunicação Empresarial para o mercado de TI e Telecom. Como jornalista atuei em rádio, jornal e revista onde construí relacionamentos duradouros que me levaram a ampliar a visão da Comunicação, com o objetivo de apoiar empresas a construir sua imagem junto à imprensa e formadores de opinião.
Adriana Athayde

Adriana Athayde

Adriana Athayde é sócia-diretora da Capital Informação, jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Marketing.Possuo mais de 30 anos de experiência na área de Comunicação, 22 dos quais dedicados às atividades de Relações Públicas e Comunicação Empresarial para o mercado de TI e Telecom. Como jornalista atuei em rádio, jornal e revista onde construí relacionamentos duradouros que me levaram a ampliar a visão da Comunicação, com o objetivo de apoiar empresas a construir sua imagem junto à imprensa e formadores de opinião.

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