Entenda como a produção de conteúdo por meio do Thought Leadership pode ajudar a construir uma relação de autenticidade e confiança com o público
Hoje, as empresas são observadas por investidores, clientes em potencial e colaboradores com um olhar muito mais crítico. E o sucesso dos negócios está diretamente ligado às conexões construídas por meio dos canais digitais.
Além de investir em plataformas, agentes de atendimento online e campanhas de e-mail para tirar dúvidas e promover lançamentos, as marcas devem desenvolver abordagens inovadoras para serem exatamente aquilo que seu público necessita.
No mercado B2B, a situação não é diferente. Pautado pela racionalidade e objetividade desde a primeira abordagem até o fim da jornada de compra, o setor precisa de vozes para construir relacionamentos pessoais duradouros e impulsionar sua narrativa. E nesse desafio, os líderes têm um papel muito importante.
No cargo em que ocupam, da gerência à presidência, devido sua experiência em gestão, networking e conhecimento técnico, eles são um recurso valioso para a indústria que atendem. De modo geral, são catalisadores de mudanças que podem impulsionar o crescimento de suas organizações e ajudar a facilitar a construção de comunidades a partir do compartilhamento de suas ideias e perspectivas, o chamado Thought Leadership.
Como usar o LinkedIn a favor da empresa?
Ambiente de negócios que é ideal para esse tipo de prática, o LinkedIn tem hoje mais de 600 milhões de usuários corporativos espalhados pelo mundo. A plataforma é um ótimo espaço para dividir as melhores práticas da área de atuação, histórias de sucesso e experiências conquistadas com dificuldade, tudo isso, é claro, equilibrando informações pessoais com profissionais.
Nessa rede social, cada tópico ou interação do porta-voz com os usuários pode se tornar uma interação da marca. Por isso, antes de aderir à estratégia, é preciso:
Conhecer o valor dos líderes: As dúvidas que cada um tira de seus colegas, os insights e as tendências das áreas de atuação são ótimos pilares de conteúdo e ajudam a ter em mente por qual motivo cada post será feito e que nova previsão ou percepção será oferecida a partir dele.
Encontrar o público-alvo: Em uma rede social com tantas pessoas, é quase impossível influenciar a todos. O ideal é focar no público que a empresa já atende, sempre alternando entre os consumidores, parceiros comerciais e colaboradores. Analisando bem esses seguidores, será possível identificar o tom de voz que cada líder deverá adotar e entender como compartilhar melhor as ideias.
Manter a frequência e engajar: Para obter sucesso, esses são dois passos muito importantes. As pessoas precisam notar a presença do executivo na rede social e se acostumar com sua abordagem. Pelo menos até que o algoritmo entenda a frequência de posts, vale compartilhar, enviar por e-mail ou mensagem direta cada conteúdo publicado. Responder aos comentários deixados nas postagens e iniciar diálogos com alguém que mostre interesse também são chaves para estabelecer confiança e credibilidade.
Esses são alguns dos princípios básicos que, seguidos à longo prazo, podem ajudar qualquer organização a se tornar uma fonte confiável de informações.
Mas vale lembrar que a estratégia completa de Thought Leadership e Social Selling envolve planejamento e está entre os serviços oferecidos pelo time de Marketing Digital da Capital Informação. Para saber como contratá-lo, basta entrar em contato conosco!