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Transparência é fundamental para enfrentarmos as crises

 Nos últimos meses passamos por diversas crises. Seja pela pandemia do coronavírus, seja pelas inúmeras consequências que ela trouxe. Fomos, de um dia para outro, trabalhar em nossas casas, as corporações tiveram que se reinventar para continuar operando e milhões de empresários precisaram achar alternativas para sobreviver aos novos tempos.

 Já falamos aqui no blog bastante sobre crises. E é um tema que nós, apaixonados por comunicação e tecnologia, aprofundaremos cada vez mais. Já falamos sobre como nos preparar, e em como devemos tirar o melhor dela para evoluirmos.

 Atualmente passamos por um desafio que assola toda a cadeia industrial no planeta: a “crise dos chips semicondutores”. Essas peças, que normalmente passam despercebidas, são fundamentais para produção de objetos tecnológicos como computadores, eletrodomésticos, carros, servidores e também para equipamentos 5G. 

Entretanto, a matéria-prima para a produção deste componente é abundante no planeta e este período de contingência provavelmente será passageiro. Mesmo tendo em vista este cenário, é um grande desafio para quem trabalha com tecnologia, pois semicondutores estão presentes em todas as pontas e muitos contratos e compromissos estão sendo afetados por causa disso. Sendo assim, é preciso construir um elo de credibilidade entre cliente, fornecedor e mercado, pois em tempos de crise, a melhor saída é a transparência. 

Diálogo, transparência e credibilidade

 O mercado de semicondutores deverá crescer 17,3% em 2021, contra 10,8% em 2020, de acordo com a IDC, que vê a indústria se normalizar e atingir um equilíbrio em meados de 2022. A previsão da empresa de consultoria também avalia o potencial de se atingir um excesso de capacidade em 2023. 

Até a normalização e remanejamento dos estoques dos players deste mercado de base, é importante se comunicar bem com clientes, fornecedores e, acima de tudo, com o mercado, de forma clara, objetiva e transparente. É uma situação atípica, claro, fruto da intensa produção e venda de eletrônicos, bem como da competição entre potências globais pelo controle de manufaturas.

 Sendo assim, abrir um canal de diálogo para com os componentes do seu ecossistema é fundamental para definir os próximos passos tanto da estratégia de vendas, quanto da imagem. Defina um plano de comunicação sólido e alinhado com a estratégia organizacional, pensando sempre quais são os serviços críticos, qual nível de tolerância à indisponibilidade, quais públicos são impactados e como se comunicar com esses níveis, principalmente em crises. Com isso, as empresas podem ter clareza do nível de investimento e evitar custos de desgaste da marca. São nestes momentos de incertezas que as verdadeiras relações de parceria surgem e os laços se tornam cada vez mais sólidos.

Lucas Oliveira

Lucas Oliveira

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 12 anos de experiência em comunicação corporativa e tecnologia. Passagens por TIM S.A. Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Governo do RS, além de RBS-TV (Globo).
Lucas Oliveira

Lucas Oliveira

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 12 anos de experiência em comunicação corporativa e tecnologia. Passagens por TIM S.A. Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Governo do RS, além de RBS-TV (Globo).

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