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A mensagem da sua empresa dá match com a mídia?

A importância de criar uma marca forte e investir nas melhores estratégias para mantê-la é algo que hoje já é bem óbvio para qualquer empresa. Mas a comunicação, assim como a tecnologia, se transforma a todo o momento, e é fundamental saber se comunicar de formas diferentes em múltiplos canais e compreender que o universo do “jornalismo tradicional” se torna cada vez mais criterioso.

No geral, a comunicação corporativa é fortemente voltada a estratégias de publicidade e de engajamento, que hoje não têm impacto noticioso para os jornalistas. Isso porque esses profissionais também se digitalizaram e expandiram suas skills. Ainda, a autonomia de seus canais de comunicação é frágil e vulnerável à medida que precisam, de certa forma, do apoio de patrocínio para sobreviver no mercado brasileiro.

Dado esse cenário, é fundamental que as mensagens que a sua empresa deseja transmitir estejam de acordo com a linha editorial das mídias-alvo à sua marca.

Veja abaixo alguns pontos importantes e reflita se a mensagem da sua empresa ‘dá match’ com o que os jornalistas buscam:

O que bomba lá fora quase nunca tem impacto aqui

Para empresas nativas do país, geralmente esse é um ponto mais simples. Com um time local, incluindo a comunicação e o marketing, todos estão alinhados com as particularidades (jabuticabas) da nossa mídia. Quando falamos de empresas de outras partes do mundo, o papo muda. Lidar com políticas globais de comunicação significa que na maioria dos casos é necessário traduzir as mensagens para um contexto local – e que dificilmente o ângulo permitido atinge o interesse e o escopo de cobertura de muitas mídias. Nesse caso, explorar formatos diferentes em múltiplos canais faz toda a diferença, combinando, por exemplo, releases e presença em mídias sociais com apoio de marketing digital, incluindo conteúdo, imagens e vídeos em idioma local e com conteúdo voltado ao interesse do mercado brasileiro.

A diferença entre notícia e anúncio publicitário

Embora essa diferença soe natural a algumas pessoas, reforço novamente a importância de refletir as políticas mais rígidas de muitas empresas versus a estrutura moderna das plataformas de comunicação. Quando comunicamos, precisamos nos atentar ao que nós mesmos consumimos enquanto público leitor, além de avaliar o que precisa ser direcionado como notícia e o que se enquadra em publicidade. Temas que podem gerar impacto positivo nos negócios são relevantes para os grandes veículos? Algumas vezes sim, isso quando inclui pesquisas, investimentos e dados financeiros importantes, análises mais aprofundadas e temas que repercutem diretamente no dia a dia das pessoas e/ou em movimentações do mercado. E para mídias segmentadas também é preciso ter cuidado com o ângulo, avaliando a abordagem e os hot topics de cada indústria.

Timing perfeito: para quem?

O planejamento é a base para o sucesso de qualquer ação e é fundamental definir quando agir. No caso da comunicação, nem sempre o que foi pautado como estratégia de negócios é o que está em alta para virar notícia. Felizmente, em muitos casos a informação pode ser cuidadosamente lapidada e encorpada para se tornar um assunto atraente em determinados períodos em que o tema não está tão relevante na mídia, mas para isso é necessário que as expectativas estejam alinhadas, ao mesmo tempo em que a criatividade do comunicador e a flexibilidade da empresa precisam entrar em ação.

Aqui na Capital a nossa missão vai muito além de noticiar. Nossa missão é fazer brilhar os olhos dos jornalistas e do público-alvo e gravar as marcas dos nossos clientes na memória dessas pessoas. Quer ajuda para contar a história da sua empresa de diversas formas? Entre em contato conosco!

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Juliana Ornellas

Sempre soube que a Comunicação era uma paixão, desde quando comecei em Rádio e TV e depois fui para o Jornalismo. Quando tive minha primeira experiência como assessora, encontrei o meu lugar.Há 10 anos faço assessoria de imprensa para empresas de tecnologia, com foco em cibersegurança, infraestrutura e telecomunicações.
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Juliana Ornellas

Sempre soube que a Comunicação era uma paixão, desde quando comecei em Rádio e TV e depois fui para o Jornalismo. Quando tive minha primeira experiência como assessora, encontrei o meu lugar.Há 10 anos faço assessoria de imprensa para empresas de tecnologia, com foco em cibersegurança, infraestrutura e telecomunicações.

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