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Como a chegada do 5G vai impactar o Marketing

Já é uma tendência de anos que a área de comunicações e marketing se apoie cada vez mais no Digital para atingir e interagir com o público. E isso foi ainda mais exacerbado em função do isolamento social (basta lembrar da quantidade de ‘’lives’’ que ocorreram no começo da pandemia).

A realidade é que o marketing digital é indispensável hoje em dia, não importa o setor ou porte da organização. Os consumidores estão na internet, seja nos sites e nas redes sociais, seja em aplicativos de streaming e nos marketplaces.

Entretanto, existem alguns desafios que não só o marketing, mas a sociedade e o governo enfrentam em relação à digitalização.

A demanda por uma banda larga veloz e mais barata cresce em ritmo exponencial, mas o consumo dela não é um fenômeno igualitário. Um problema que ainda afeta muitos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, é a falta de acesso à internet.

Para se ter uma ideia, em 2020 46 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet. O principal motivo foi o alto custo dos serviços de banda larga no território nacional.

A chegada do 5G

Nessa busca incessante por velocidade e capacidade de banda larga, será o 5G uma forma de democratizar ainda mais o acesso à informação e trazer mais oportunidades de relacionamento com os clientes para as empresas?

A tecnologia promete ser 20 vezes mais rápida que o 4G, com uma capacidade de dispositivos conectados 100 vezes maior e uma qualidade de rede superior e mais confiável.

Uma grande esperança é que o 5G sirva como o impulso que faltava para finalmente alcançar uma internet sem barreiras, além de permitir um uso mais assertivo de tecnologias emergentes, como carros autônomos e machine learning.

Como o 5G impacta o marketing

O 5G vai trazer mudanças enormes em relação a forma como o marketing é feito. A nova norma será a criação de conteúdos cada vez mais interativos, e as empresas que tomarem a vanguarda nessa nova onda da internet terão preferência na mente do consumidor.

Alguns formatos de mídia que ganharão ainda mais espaço serão vídeos, live streaming, realidade virtual e games. Dispositivos capazes de exibir conteúdo de realidade aumentada e virtual se tornarão cada vez mais comuns.

Outro aspecto do 5G pouco comentado é como empresas e criadores de conteúdo terão acesso a uma quantidade de informações ainda maior sobre o consumidor. Uma infraestrutura de banda larga mais resiliente vai permitir o amadurecimento do Big Data para usos rotineiros.

Isso tornará o marketing ainda mais baseado em dados do que atualmente, permitindo entregar ao consumidor ofertas mais em acordo com o que ele busca, seja para o consumidor final ou em transações B2B.

Como se preparar para o 5G

O 5G está previsto para começar a ser implementado no Brasil a partir de julho de 2022 e a tecnologia terá impactos diretos e indiretos sobre a sociedade.

Enquanto inicialmente permitirá velocidades maiores para empresas e consumidores, o seu uso no longo prazo vai permitir uma gama de possibilidades, seja para IoT ou analytics, por exemplo.

Por fim, o foco em interatividade e a competição baseada em dados vai aumentar ainda mais a demanda por conteúdo personalizado e dinâmico. É aqui que entra o papel de uma agência de comunicação, auxiliando a sua empresa a se comunicar efetivamente, não importando o canal ou formato.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Yuri Gobbi

Yuri Gobbi

Apaixonado por Marketing Digital e por atingir clientes de uma forma menos “copiar e colar” e mais pessoal. Sou um amante de tecnologia, tenho facilidade em me adaptar a novas ferramentas e plataformas e prezo muito as oportunidades que tenho de aprender algo novo. Possuo um forte perfil analítico.
Yuri Gobbi

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Apaixonado por Marketing Digital e por atingir clientes de uma forma menos “copiar e colar” e mais pessoal. Sou um amante de tecnologia, tenho facilidade em me adaptar a novas ferramentas e plataformas e prezo muito as oportunidades que tenho de aprender algo novo. Possuo um forte perfil analítico.

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