Você já passou pela experiência de sair de casa e esquecer o celular? Eu já, e a reação é sempre a mesma, dou meia volta e busco o aparelho porque, sim, dependo dele para tudo; para me comunicar com amigos e clientes, me informar, me entreter, trabalhar, ver meu saldo do banco e até para me locomover. Mas sei que não estou sozinha nessa dependência e as empresas estão cientes dessa realidade, por isso o mobile marketing é muito mais do que uma tendência, é uma necessidade!
Afinal, o marketing deve ir aonde o cliente está e, independente da área do seu negócio, com certeza o seu cliente estará navegando com um smartphone na mão na maior parte do tempo, como mostra o estudo da Comscore divulgado pela Forbes que aponta que 91% da conectividade brasileira é mobile. E se estamos com esse nível de conectividade móvel na rede atual, imagine então com o 5G, que promete aumentar ainda mais a banda disponível e a cobertura de conexão móvel no país.
Portanto, está mais que na hora de rever a sua estratégia de marketing digital e incluir ações pensadas para o mobile marketing. Separamos 4 dicas que podem te ajudar nessa missão:
Analytics
O cliente deve ser o centro de toda estratégia de marketing, por isso, antes de qualquer coisa é necessário fazer uma análise dados para conhecer melhor o comportamento do cliente, como ele navega pelo seu site, sistemas e aplicativos, quais são seus interesses, quais canais ele utiliza com mais frequência para se relacionar com a sua marca. Essa análise de comportamento pode ser realizada com scripts e ferramentas de análise de dados, como o Google Tag Manager (TGM) e o Google Analytics.
Conteúdo para Mobile Marketing
De acordo com o comportamento do seu cliente, você irá definir as ferramentas e o tipo do seu conteúdo; se mais informativo, interativo, de relacionamento ou de entretenimento. O tipo e o tom do conteúdo a ser aplicado deve estar de acordo com o que o seu cliente está buscando naquele momento, se ele está buscando um produto específico no google, se está navegando por alguma rede social, se está buscando informações técnicas nos blogs e youtube, ou se está apenas se entretendo na internet com jogos, vídeos etc.
Ferramentas
Para o universo mobile, além de produzir conteúdo para ferramentas de mídias sociais, blog, newsletter, email marketing, banners digitais, links patrocinados e ferramentas de busca, você pode incluir ferramentas como o WhatsApp, aplicativos, notificações (push), SMS, geolocalização e até games mobile.
Formatos para Mobile Marketing
Cada ferramenta exige um formato de comunicação específico, portanto é importante trabalhar em todas as vertentes da comunicação, seja ela textual, de imagem, vídeo ou voz. É importante testar sempre os formatos em cada ferramenta para ver qual tem o maior índice de aceitação. Nas redes sociais esses formatos devem ser diversificados e alternados, respeitando sempre o foco de cada rede.
Por fim, é importante fazer uma análise do seu site e dos seus materiais de marketing para saber se tudo está responsivo e adequado ao uso por meio dos dispositivos móveis.
Precisa de ajuda com a sua estratégia de comunicação? Entre em contato com a Capital Informação e saiba como podemos ajudar você a impulsionar o seu negócio!