Sabemos que o trabalho em uma agência de comunicação na prestação de serviços aos seus clientes utiliza diversos tipos de ferramentas e que cada uma delas tem sua função. E todas são cruciais para a eficiência e potencialização do trabalho de branding e do atingimento de metas comerciais.

Estratégias de assessoria de imprensa, press releases, artigos, postagens em redes sociais, e-books, coberturas de eventos etc. possuem diversos graus de complexidade de conteúdo. No entanto, para uma empresa de Tecnologia da Informação (TI), atuando em um mundo ainda não tão conhecido e com informações de difícil compreensão, a produção de conteúdo mais profundo é fundamental para a obtenção de resultados.

E explico o porquê nos tópicos abaixo:

Engajamento com o público-alvo: falar a mesma língua

Seja para chamar a atenção de clientes ou prospects, e até mesmo para atrair talentos para as empresas, é importante o uso de uma língua técnica que se afasta um pouco de generalismos ou conteúdo do cotidiano. Claro, sem pedantismo ou tecnicismo, mas, sim com temas robustos que vão além do senso comum e fazem com que o público-alvo das mensagens se sinta atraído. O engajamento também converge por atrair perfis que gostam de informações mais técnicas.

Autoridade e Reputação

Conteúdos técnicos e bem fundamentados são a porta de entrada para uma construção sólida de autoridade e reputação. Demonstrar a expertise não só da empresa, mas de todo o corpo de colaboradores é uma forma cristalizar o conhecimento e reforçar os motivos que merecem destaque no mercado (pensamento de liderança, ou “thought leadership”). Esta imagem mais especializada passa confiança e é fundamental para fomentar redes de influência em um ecossistema extremamente competitivo como é o de TI.

Promover inovações

O segmento de TI está intrinsicamente ligado a qualquer inovação. Hoje em dia, onde tem disrupção, pode se ter certeza de que tem tecnologia. E falar sobre isso, desmembrar detalhes técnicos e promover essa difusão de conhecimento que é o cerne da inovação é fundamental. De nada adianta inovar se as pessoas não compreendem como isso muda suas vidas. Para isso, é necessário uma verdadeira tradução das potencialidades, seja da solução ou de alguma ferramenta, e isso exige profissionais da comunicação que entendam deste complexo nicho.

Comunidade

Sua empresa de TI precisa de conteúdos técnicos de verdade! A necessidade de falar e entender de fato das ferramentas, arquiteturas e soluções tecnológicas, requer uma linguagem diferente dos outros setores de mercado. É sair do lugar comum. A TI é reconhecida pela criação de fóruns e comunidades de aficionados que são instigados por conteúdos que não são mainstream. E a criação de um ambiente de negócios passa estrategicamente pela alimentação de uma comunidade com conhecimento técnico sólido.

Entre em contato conosco para saber como podemos apoiá-lo nessa estratégia de conteúdo técnico, para impulsionar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, a geração de resultados de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *